Por dentro da carreira em Administração

O que faz o Administrador?

O administrador é o detentor dos conhecimentos e técnicas necessários para a gestão de qualquer tipo de empresa, visando a sua maior eficiência, otimização, economia e lucratividade. Ele pode gerenciar os recursos materiais, financeiros ou humanos de uma empresa, trabalhando em qualquer segmento administrativo de organizações privadas ou públicas de pequeno, médio ou grande porte. Assim, pela sua formação generalista, ele pode ser responsável pelo planejamento, organização, implantação, administração, controle e avaliação de ações que dizem respeito a, por exemplo: planejamento estratégico, contratação e treinamento de funcionários, planos de carreira e benefícios, gestão de clima organizacional, políticas corporativas, marketing, pesquisa de mercado, logística, pagamentos e recebimentos, compras e vendas, controle de estoques, negociação com clientes e fornecedores, controle de qualidade, ações de sustentabilidade, gestão da inovação, imagem empresarial, e qualquer outra atividade técnico-administrativa necessária para a gestão de uma empresa. Com a sua visão abrangente sobre negócios, esse profissional também está apto a empreender e gerir a própria empresa.

O perfil do profissional de Administração

É característica essencial do administrador ter pensamento estratégico, visão sistêmica da empresa e do mercado, profundo entendimento e identificação com a empresa em que trabalha, ótima comunicação e relacionamento interpessoal para trabalhar em equipe, interesse em aprender continuamente e se manter atualizado sobre os movimentos do mercado e da economia, capacidade de identificar e solucionar problemas, capacidade de tomar decisões, flexibilidade, adaptabilidade, resiliência, liderança, criatividade, dinamismo e iniciativa. Ao mesmo tempo em que o trabalho exige muitos conhecimento de Humanas (como psicologia, marketing, sociologia...), são exigidos também conhecimentos técnicos (operações, softwares, etc) e algum domínio de números, estatísticas e cálculos, que ajudam na hora de avaliar, planejar e demonstrar resultados de programas e ações.

A faculdade de Administração

O curso de Administração é oferecido na modalidade bacharelado, com duração média de 4 anos. A grade curricular nos primeiros anos inclui muitas disciplinas básicas como psicologia, matemática, cálculo, sociologia, estatística, direito, informática, contabilidade, economia, ciência política... Em seguida vêm as matérias mais específicas para a área de Administração, como gestão de pessoas, gerenciamento de projetos, relações de trabalho, comportamento organizacional, marketing, logística, finanças, comunicação organizacional, estrutura e análise de mercados, etc. Algumas faculdades têm enfoques específicos, enquanto outras prezam pela formação mais generalista possível, então estude bem as grades curriculares das faculdades que você tem interesse. Além disso, como é comum nos cursos de bacharelado, há bastante aprofundamento da parte teórica, e mesmo no curso de Administração, a parte prática pode acabar ficando restrita a simulações, visitas e estudos de caso. Por isso, é indicado que o aluno faça estágios durante a faculdade, para aprender o cotidiano e os desafios empresariais na prática e também para ir conhecendo as áreas de atuação e descobrir por quais tem mais interesse.

Bacharelado ou tecnólogo?

Além de administrador bacharel, é possível ingressar na carreira como tecnólogo generalista formado em Processos Gerenciais ou outros cursos tecnólogos direcionados a áreas específicas da Administração, por exemplo: gestão da qualidade, gestão comercial, gestão financeira, gestão hospitalar, comércio exterior, logística, recursos humanos, etc.

Enquanto os bacharelados têm duração média de 4 anos e abordam os conhecimentos teóricos da área em questão de forma mais ampla e aprofundada (o que significa maiores possibilidades de atuação posteriormente), os cusos tecnólogos têm duração média de 2 anos, são mais voltados para a técnica e prática profissional e têm como objetivo formar profissionais rapidamente para setores específicos do mercado de trabalho. É comum que pessoas que já atuam na área em questão cursem o tecnólogo para aumentar suas qualificações e possibilidades de crescimento na carreira. A contratação de um ou outro profissional dependerá do cargo e das políticas das empresas, mas tecnólogos e bacharéis competem pelas mesmas vagas. De qualquer forma, tanto como bacharel quanto como tecnólogo, é possível ir se especializando cada vez mais na área profissional de interesse através de pós-graduações.

Para decidir entre um curso bacharelado ou tecnólogo, reflita sobre as suas intenções profissionais, compare as grades curriculares dos cursos e faculdades de sua preferência e examine as suas possibilidades concretas (tempo e dinheiro necessários, rotina de estudo e/ou estágio, etc) para escolher a opção mais adequada ao seu projeto de vida.

“Não sei o que fazer, então vou fazer Administração! É uma boa ideia?”

Muitas pessoas decidem cursar Administração pela sua formação generalista e amplas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. No entanto, devemos lembrar que a Administração continua sendo um campo específico do conhecimento e de atuação profissional, e só porque oferece uma ampla visão sobre negócios, não significa que todo mundo vai se identificar com o trabalho e gostar de uma das suas muitas áreas de atuação. Muitos universitários ficam desmotivados ao se confrontarem com essa realidade, pois esperavam encontrar um campo para si dentro dessa grande área mas na verdade não se identificam com a Administração. Até mesmo alunos que se identificam podem encontrar dificuldades na escolha da especialização exatamente devido à amplitude do curso e da profissão. Então, tenha cuidado com tais pensamentos simplistas que querem resolver o mais rápido possível a difícil decisão que é a escolha profissional, pois você pode estar apenas adiando a escolha para daqui um ou dois anos, e talvez até lá não seja mais possível ou não seja tão fácil mudar de carreira. Não que a experiência de um curso com o qual você não se identifica seja um desperdício de tempo (não é!) ou que, dependendo da área, não seja possível ir se aproximando dela posteriormente com pós-graduações, mas saiba do que se trata exatamente cada curso para fazer a sua escolha profissional de forma consciente.

Profissão Administração

Números de mercado de trabalho

Como o profissional formado em Administração pode trabalhar em vários segmentos de uma empresa (Recursos Humanos, Logística, Marketing, Financeiro, Comercial, Vendas, Produção...) e em organizações de diferentes tipos e portes, os salários dos profissionais pode variar muito de acordo com...

Leia Mais