Por dentro da carreira em Gestão Comercial

O que faz o profissional de Gestão Comercial?

O tecnólogo de Gestão Comercial cuida de todos os passos envolvidos na venda e distribuição de produtos ou serviços, de forma que as empresas tenham maior produtividade, competitividade e lucratividade no mercado. Ele pode ser responsável por pesquisas de mercado, gestão de marcas, gestão de relacionamento com o cliente, definição de preço dos produtos ou serviços, definição dos locais de venda, planejamento e supervisão das vendas, e também seleção e treinamento da equipe de vendas. É uma área que requer diversos conhecimentos como marketing, logística, economia, finanças, tributação, legislação, tecnologias organizacionais, relações interpessoais e relacionamento com o cliente, o que permite que o profissional interaja com vários setores da empresa.

Ele pode trabalhar em organizações de qualquer setor, como varejo, atacado ou serviços, e de qualquer proporção, de microempresas a multinacionais. Pode ainda ser autônomo, assessorando empresas em consultoria ou empreendendo seu próprio negócio.

Perfil do gestor comercial

Sendo uma área estratégica para o sucesso das empresas, é necessário que o profissional de Gestão Comercial tenha visão sistêmica e entendimento profundo da organização e dos produtos ou serviços oferecidos, além de pensamento estratégico, organização, flexibilidade, criatividade e proatividade para sair do escritório e analisar a venda de produtos nos lugares onde ela acontece. É importante ter também resiliência, competitividade e foco em resultados para lidar com as metas de vendas das empresas. Há ainda o lado humano do trabalho, que requer entendimento das necessidades e desejos dos consumidores e também boa habilidade interpessoal e de comunicação. Naturalmente, uma área tão dinâmica, importante e competitiva exige constante aperfeiçoamento do profissional, então deve ser alguém que gosta de aprender e está sempre disposto a se atualizar.

A faculdade de Gestão Comercial

O curso superior de Gestão Comercial é oferecido na modalidade tecnólogo, com duração média de 2 anos. Nele, são estudadas matérias básicas como administração, economia, matemática, contabilidade, empreendedorismo e marketing, juntamente com matérias específicas como estratégia e promoção de vendas, pesquisa de mercado, e-commerce, comportamento do consumidor, negociação e custos. Por ser um curso tecnólogo, tem bastante foco na prática profissional, seja em visitas a empresas ou em simulação ou estágios de planejamentos de venda.

Bacharelado ou tecnólogo?

Uma pessoa que deseja trabalhar na área de Gestão Comercial pode cursar o tecnólogo em Gestão Comercial, descrito acima, ou ainda cursar bacharelado em Administração ou Marketing e posteriormente se especializar em Gestão Comercial.

Os bacharelados têm duração média de 4 anos, durante os quais os conhecimentos e teorias das áreas são abordados de forma mais ampla e profunda do que no curso tecnólogo. Na faculdade de Administração aprende-se a gerir uma empresa ou instituição, então o curso abrange os vários elementos desse processo, por exemplo: planejamento, produção, economia, contabilidade, gestão, vendas, liderança... O curso de Marketing é mais semelhante ao curso de Gestão Comercial, pois também trata das estratégias e planejamento de vendas tendo em vista pesquisas de mercado, comportamento do consumidor, etc. Já o tecnólogo em Gestão Comercial é mais voltado para a prática e geralmente tem um foco de estudo específico.

Por terem maior carga horária teórica, os cursos de bacharelado oferecem ao graduado um leque maior de áreas de trabalho, no entanto, os vários anos de graduação e especialização podem ser um obstáculo para muitas pessoas. Os cursos tecnólogos têm como objetivo formar profissionais mais rapidamente para o mercado de trabalho, com mais prática, especificidade e sem necessariamente todo o conhecimento dos cursos de bacharelado. No final, serão todos administradores especializados em cuidar das vendas e da imagem da empresa, mas com olhares diferentes, e dependerá de cada empresa e do cargo em questão a preferência por um ou por outro profissional. Lembrando que, para as três formações, a experiência de trabalho e a formação contínua são essenciais para se construir uma carreira. Por isso, estude as grades curriculares das faculdades de seu interesse, examine as suas possibilidades (de tempo, dinheiro, etc) e escolha a opção que mais se adequa ao seu projeto de vida.

Profissão Gestão Comercial

Números de mercado de trabalho

Os salários dos profissionais de Gestão Comercial variam grandemente de acordo com o cargo (nível de complexidade das atividades e atribuição de responsabilidades) e o tamanho da empresa. Como a gestão comercial é uma área central das organizações, diretamente relacionada...

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