Por dentro da carreira em Gestão Financeira

O que faz o profissional de Gestão Financeira?

O profissional formado em Gestão Financeira atua em todo o processo de planejamento, organização, captação, distribuição, aplicação e controle dos recursos financeiros de uma empresa. Ele tem o conhecimento necessário para avaliar o mercado e a situação econômica e financeira de uma instituição, apoiando no controle e na tomada de decisões para que a empresa alcance os melhores resultados econômicos. Pode trabalhar no setor financeiro de empresas de todos os portes (pequena, média e grande) e de todos os setores (indústria, comércio, serviços, bancos, órgãos públicos, ONGs, etc) ou trabalhar de forma autônoma em consultorias, assessorando empresas na análise financeira e na tomada de decisões.

Perfil do profissional de Gestão Financeira

Exige-se cada vez mais que o gestor financeiro seja, além do profissional responsável por analisar números, uma pessoa capaz de apoiar a empresa na tomada de decisões a partir de tais dados, portanto, raciocínio lógico e crítico é uma característica essencial para conseguir interpretar os números levantados e transformá-los em opções e oportunidades de captação e investimento financeiro. Nenhuma dessas decisões é completamente segura, então capacidade de avaliar riscos e tomar decisões inteligentes é o que as empresas precisam em um bom gestor financeiro. Pensamento estratégico e visão sistêmica também são necessários ao profissional. Além de tudo isso, características como flexibilidade, adaptabilidade, iniciativa, organização, criatividade e boa comunicação oral e escrita também são importantes no ambiente empresarial em que o gestor financeiro trabalhará.

A faculdade de Gestão Financeira

Os interessados em cursar Gestão Financeira podem fazê-lo através do curso tecnólogo de Gestão Financeira, de duração média de 2 anos. Durante o curso, são estudadas matérias comuns em outras formações da área de Administração como cálculo, finanças, economia, contabilidade, administração, estatística e matemática financeira, mas de forma mais detalhada e exigente, além das disciplinas específicas da Gestão Financeira como gestão de investimentos e de custos, fluxo de caixa, formação de preços, demonstrações financeiras e legislação tributária.

Bacharelado ou tecnólogo?

Para trabalhar no setor financeiro de empresas, é possível se graduar como tecnólogo em Gestão Financeira ou como bacharel em cursos que interagem com a área como Administração, Economia e Contabilidade, preferencialmente com uma pós-graduação em Gestão Financeira.

Enquanto os cursos de bacharelado duram em média 4 anos, durante os quais são estudados de forma ampla os conhecimentos da área, o curso tecnólogo tem como objetivo formar profissionais rapidamente para áreas específicas do mercado. É mais voltado para a prática e não tem todo o aprofundamento teórico dos cursos de bacharelado, o que a princípio significa menor mobilidade. É comum que pessoas que já atuam na área em questão cursem tecnólogo para aumentar suas qualificações e possibilidades de crescimento na carreira. A contratação de um ou outro profissional dependerá do cargo e das políticas das empresas, mas tecnólogos e bacharéis competem pelas mesmas vagas.

Na faculdade de Administração aprende-se a gerir uma empresa ou instituição, então o curso abrange os vários elementos desse processo, por exemplo: planejamento, produção, economia, contabilidade, gestão, vendas, liderança, etc, de forma que o graduado sai da faculdade com uma noção geral de gestão de organizações. Em Economia, estudam-se ambientes empresariais e consumidores individuais (microeconomia) e a economia como um todo (macroeconomia), permitindo que o profissional analise as várias economias e a sua interação com base em pressupostos de modelos matemáticos e comportamento humano, apoiando na tomada de decisões. Já a Contabilidade é responsável pela organização e registro das atividades financeiras de empresas, oferecendo dados concretos para análises econômicas.

Tendo em vista as várias possibilidades para atuar na gestão financeira de empresas, reflita sobre as suas intenções profissionais, compare as grades curriculares dos cursos e faculdades de sua preferência e examine as suas possibilidades concretas (tempo e dinheiro necessários, rotina de estudo e/ou estágio, etc) para escolher a opção mais adequada ao seu projeto de vida.

Profissão Gestão Financeira

Números de mercado de trabalho

Em início de carreira, gestores financeiros costumam ganhar de R$1.500,00 a R$2.200,00 nos cargos de auxiliar e assistente financeiro, que exercem atividades mais burocráticas e operacionais. Um analista financeiro, que começa a ter mais responsabilidades e pode atuar em análises...

Leia Mais