Por dentro da carreira em Hotelaria

O que faz o profissional de Hotelaria?

Apesar do nome nos fazer pensar apenas em hotéis, pousadas e resorts, o profissional de Hotelaria pode trabalhar também em hospitais, clínicas médicas, spas, restaurantes, lanchonetes, bancos, shopping centers, condomínios, parques, companhias aéreas e qualquer outro lugar que necessite de um especialista qualificado em oferecer serviços. Basicamente, a sua tarefa é garantir que os clientes, hóspedes ou pacientes sejam bem recebidos e tenham uma boa estadia no estabelecimento. Assim, o seu trabalho envolve toda a operação, administração, planejamento e controle das atividades relacionadas a acomodação, limpeza, manutenção de instalações, alimentação, lazer e outros serviços do local, podendo atuar de forma especializada em qualquer uma dessas esferas, por exemplo: administração, marketing, controladoria, hospedagem, gastronomia, eventos, entretenimento... Diferentemente do turismólogo que planeja, organiza, vende e executa atividades de turismo, o hoteleiro gerencia diretamente a recepção e estadia dos clientes.

Perfil do profissional de Hotelaria

É necessário ter vontade e prazer em servir pessoas, além de muita habilidade interpessoal, postura equilibrada e jogo de cintura para saber lidar com todo tipo de cliente em situações e desafios do dia-a-dia, sem contar o intenso trabalho em equipe envolvido no trabalho do hoteleiro. O domínio de línguas é essencial, especialmente inglês e espanhol, e outras podem ser um diferencial. Interesse e conhecimento de culturas diferentes é uma característica importante para alguém que frequentemente vai lidar com estrangeiros, bem como vontade contínua de aprender. Exige-se cada vez mais um profissional dedicado, criativo, flexível e empreendedor, que não apenas entende da sua área mas também é capaz de entender o negócio de forma sistêmica e estratégica, identificando e solucionando problemas. Além de tudo isso, é preciso também disponibilidade para mudar de cidade ou país caso seja necessário e também disposição para trabalhar em finais de semana e feriados, afinal, quando todos estão descansando é que o trabalho do hoteleiro aumenta.

A faculdade de Hotelaria

Os interessados em cursar Hotelaria podem fazê-lo por duas modalidades de cursos superiores: bacharelado e tecnólogo. O bacharelado tem duração média de 3 anos e meio, abordando o conteúdo teórico de forma mais profunda e completa, além de também envolver a aplicação dos conhecimentos, de forma que o graduado sai da faculdade com uma noção geral da administração de estabelecimentos. Já o tecnólogo é mais curto, com duração média de 2 anos, voltado para a prática e geralmente para um campo mais específico de atuação. Em ambos, estágios em laboratórios e hotéis-escola são obrigatórios, e são muito importantes para os alunos experimentarem o maior número de atividades possíveis e decidir em qual área se especializar. Nos currículos, estão disciplinas como administração, marketing, recursos humanos, finanças, hospitalidade e alimentos e bebidas.

Bacharelado em Hotelaria, Administração ou tecnólogo?

Como o curso de bacharelado em Hotelaria é mais completo que o tecnólogo, permite que o profissional atue em mais áreas e, a princípio, tenha salários mais altos do que o formado como tecnólogo. “A princípio” porque o salário varia de acordo com o tamanho da empresa, sua localização, o tempo de trabalho do profissional e muitos outros fatores, sem contar que ambos podem se especializar com cursos de pós-graduação depois de formados e aumentar suas qualificações e competitividade. A formação de tecnólogo pode ser vantajosa se há clareza do que se quer e intenção ou necessidade de ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente. É comum que pessoas sem grau superior que já trabalham na área em cargos mais baixos cursem tecnólogo para se qualificarem a cargos de maior responsabilidade e nível hierárquico.

Há ainda a possibilidade de cursar bacharelado em Administração e ir trabalhar na área de hotelaria, preferencialmente com cursos de pós-graduação específicos. Isso porque o curso de Administração abrange vários elementos do processo de gestão de uma empresa ou instituição, ou seja, planejamento, produção, economia, contabilidade, gestão, vendas, liderança, etc, de forma que o profissional de Administração pode atuar em empresas de qualquer segmento e em várias áreas, inclusive hotelaria.

Cada uma dessas opções abre trajetórias diferentes de estudo e carreira, portanto, familiarize-se com as grades curriculares de cada curso, examine as suas intenções, possibilidades de tempo e de dinheiro, e escolha a mais alinhada com o seu projeto de vida.

Profissão Hotelaria

Números de mercado de trabalho

Ser formado em hotelaria não é um pré-requisito para ingressar na área, mas é um diferencial na competição pelas vagas e permite maior mobilidade e crescimento na carreira, ou seja, maiores salários. Segundo levantamento realizado pela Catho, a média salarial...

Leia Mais