Por dentro da carreira em Logística

O que faz o profissional de Logística?

O profissional de Logística é responsável por todo o planejamento, implantação, administração e controle dos sistemas de transporte e armazenamento de materiais e recursos de uma empresa. Pode cuidar dos estoques, compras, distribuição e entregas de produtos da organização, visando maior eficiência e economia nos processos. No seu trabalho são necessários também conhecimentos sobre legislação alfandegária e o trânsito de mercadorias em aeroportos, portos, ferrovias, rodovias, etc. O profissional de Logística também pode ser responsável pela comunicação e negociação com fornecedores e clientes. Trabalha principalmente em fábricas, centros de distribuição e varejo. Pode também atuar em consultorias, montar o próprio negócio ou dedicar-se ao ensino e pesquisa em cursos técnicos ou superiores.

Perfil do profissional de Logística

Como administrador da movimentação interna e externa de materiais e recursos de uma empresa, é necessário que o profissional tenha visão estratégica e sistêmica da empresa, além de raciocínio lógico para planejar e controlar os processos de logística. Facilidade com números e estatísticas ajuda-o a analisar dados para a sua prática e demonstrar resultados do seu trabalho. Conhecimentos de informática e outros idiomas (especialmente inglês) são cruciais ao profissional, pois bancos de dados e outros softwares são instrumentos da sua atuação e no mundo globalizado de hoje, é comum que os fornecedores e os clientes de uma empresa sejam de diferentes países. Capacidade de negociação é importante nas interações com os fornecedores, e bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe é necessário pois o profissional de logística interage frequentemente com outros setores da empresa.

A faculdade de Logística

O curso superior de Logística é oferecido na modalidade tecnólogo, com duração média de 2 a 3 anos. Nele, são estudadas disciplinas gerais tanto de exatas como de humanas, por exemplo: estatística, administração e economia. Além dessas, há as disciplinas específicas de Logística como legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos, armazenagem e manuseio de materiais, logística empresarial, previsão de demanda e planejamento de vendas, gestão de transportes e infraestrutura.

Bacharelado ou tecnólogo?

Não existe bacharelado em Logística, mas outros profissionais que podem ser contratados para a área são administradores e engenheiros de produção, graduados em cursos de bacharelado e preferencialmente com pós-graduação em Logística. No curso de Administração aprende-se a gerir uma empresa ou instituição, então o curso abrange os vários elementos desse processo, por exemplo: planejamento, produção, economia, contabilidade, gestão, vendas e liderança, de forma que o graduado sai da faculdade com uma visão geral da gestão de empresas de qualquer tipo e uma das possibilidades de especialização é a área de logística. Já em Engenharia de Produção aprendem-se conceitos de engenharia, administração e economia para gerir os processos financeiros, logísticos e comerciais de uma empresa de forma eficiente e econômica. Assim, a logística também é uma possibilidade de especialização desse profissional que é valorizado pelo conhecimento mais especializado sobre materiais e processos industriais.

Cursos de bacharelado têm duração média de 4 a 5 anos, durante os quais são abordados todo o corpo teórico da área em questão, de forma mais ampla e aprofundada, o que significa maior mobilidade profissional aos bacharéis. Já os cursos tecnólogos têm como objetivo formar profissionais rapidamente para setores específicos do mercado de trabalho e são mais voltados para a prática do que para a teoria. É comum que pessoas que trabalham na área sem graduação cursem o tecnólogo para aumentar as suas qualificações e possibilidades de crescimento na empresa, mas como ambas as formações são de ensino superior, todos esses profissionais competem pelas mesmas vagas. Por isso, na decisão do curso superior, é importante estudar a grade curricular das faculdades que você tem interesse, refletir sobre as suas intenções profissionais e examinar as suas possibilidades concretas (de tempo, dinheiro, rotina de estudo e/ou estágio) para escolher a opção que mais se adequa ao seu projeto de vida.

Profissão Logística

Números de mercado de trabalho

Profissionais de logística podem trabalhar em diferentes setores de uma empresa como almoxarifado, controladoria, expedição, etc, então os salários podem variar de acordo com a área e a sua centralidade na organização e também de acordo com o segmento, a...

Leia Mais