Por dentro da carreira em Marketing

O que faz o profissional de marketing?

O profissional de marketing é a pessoa treinada para ajudar a estimular a venda de produtos ou de serviços de uma empresa. Seu papel é analisar as oportunidades de mercado, atrair mais consumidores e conhecer o que os clientes precisam e/ou desejam. A satisfação desses compradores e as metas de vendas alcançadas são as alavancas desse administrador.

A profissão também abre possibilidades para trabalhar com pesquisa de mercado, que é a coleta de dados sobre o perfil do consumidor, sobre o ambiente socioeconômico, para assim, fazer metas sobre aquilo que está vendendo.

Para quem gosta do mundo online, tem a escolha do marketing digital. Essa área ganhou força nos últimos anos e é um dos caminhos mais promissores para vendas. Utiliza-se da internet, mídias sociais e ferramentas online para entender melhor o cliente, vender e mensurar resultados.

Em síntese, o profissional tem inúmeras escolhas de atuação, podendo ficar na parte de estratégia, operacional ou com o endomarketing; havendo vagas em pequenas, médias ou grandes empresas, assim como em institutos de pesquisa e órgãos públicos. Lembrando ainda, que existe o marketing esportivo, o político, e outros ramos em que o profissional atua com a imagem de uma pessoa perante o público.

Perfil do marketeiro

Esse campo implica constante atualização do profissional e habilidades múltiplas. É preciso conhecer a área de negócios, finanças, economia e humanidades. É preciso também gostar de novas tecnologias, estar sempre em contato com elas e ter uma visão holística. O estudante passará muito tempo estudando planilhas, dados e estatísticas, mas também precisa ter sensibilidade qualitativa para entender o consumidor.

A faculdade de marketing

Há duas possibilidades para quem deseja estudar marketing: fazer um curso tecnológico com duração em média de dois anos ou o bacharelado com duração de quatro anos. O currículo do bacharelado é mais abrangente e traz todas as principais áreas de estudos (industrial, corporativa, serviços, varejo, etc..). A grade curricular dos cursos tecnológicos é mais segmentado e normalmente tem uma área ou duas de estudos. Ambos os cursos exigem trabalho de conclusão de curso.

É comum as faculdades exigirem dos alunos apresentações de cases (casos reais), como uma forma de aprendizado aprofundado daquilo que está sendo estudado.

Bacharelado ou tecnólogo?

O mais indicado para o aluno que deseja estudar o marketing de forma mais abrangente é optar pelo bacharelado. Quem deseja estudar apenas uma área ou precisa ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente pode optar pelo tecnológico, conforme os nomes dos cursos sugerem: Gestão de Marketing no Varejo, Gestão de Marketing em Turismo, Gestão de Vendas, Gestão de Marketing para Pequenas e Médias Empresas.

O bacharel que ainda desejar se aprofundar mais pode seguir carreira acadêmica conquistando uma formação específica – MBA, mestrado ou doutorado.

Profissão Marketing

Números de mercado de trabalho

A atuação de um profissional de marketing dentro de uma empresa sempre será necessária e por isso a perspectiva de mercado é boa. Aquele profissional que optar pelo mundo digital terá ainda mais oportunidades, principalmente se buscar constantes certificações, pois...

Leia Mais