Por dentro da carreira em Processos Gerenciais

O que faz o profissional de Processos Gerenciais?

O profissional graduado em Processos Gerenciais possui os conhecimentos, métodos e técnicas para administrar empresas de qualquer porte (pequenas, médias e grandes) e de diferentes ramos de atuação (comércio, serviços, indústria, órgãos governamentais, ONGs, etc), visando otimizar os processos organizacionais para aumentar a eficiência e a lucratividade da empresa. Pode ser responsável pelo planejamento, organização, aplicação, administração e controle dos procedimentos referentes a recursos materiais, financeiros e humanos. Com formação generalista, pode atuar em todos os setores administrativos de uma empresa, por exemplo: setor administrativo, setor financeiro, marketing, logística, recursos humanos... Os seus conhecimentos gerais sobre todo o processo de administração de empresas permite-lhe ainda ser empreendedor e abrir e administrar o próprio negócio.

Perfil do profissional de Processos Gerenciais

É essencial que o profissional de Processos Gerenciais tenha pensamento estratégico, atenção a detalhes e visão sistêmica da empresa e do mercado para tomar decisões coerentes com as políticas da organização e a situação financeira e econômica do país e do mundo. Facilidade com números e cálculos ajuda no dia-a-dia profissional, especialmente na interpretação de dados para identificar oportunidades e riscos. Espera-se que o graduado em Processos Gerenciais tenha espírito empreendedor e iniciativa, além de boa comunicação oral e escrita e bom relacionamento interpessoal, tanto para lidar com os clientes quanto para trabalhar com a equipe. Um olhar voltado para a identificação e resolução de problemas práticos e conhecimentos atualizados da economia e do mercado são pré-requisitos para um bom profissional da área. Além de tudo isso, organização, flexibilidade, adaptabilidade, criatividade e resilência são altamente desejáveis para o cotidiano desse profissional, marcado por pressões e competitividade.

A faculdade de Processos Gerenciais

Como o objetivo do curso é formar administradores com visão abrangente de negócios para gerir empresas de todos os tipos e setores, disciplinas de várias áreas do conhecimento compõem o currículo, por exemplo: gestão da produção, gestão comercial, empreendedorismo, gestão de pessoas, marketing, economia, finanças, logística, contabilidade, gestão de processos, plano de negócios, liderança, técnicas de negociação, empreendedorismo, etc. Em geral, as faculdades têm um foco mais específico dentro da formação generalista, então preste atenção nisso quando estiver escolhendo um curso.

Como o objetivo do curso é formar administradores com visão abrangente de negócios para gerir empresas de todos os tipos e setores, disciplinas de várias áreas do conhecimento compõem o currículo, por exemplo: gestão da produção, gestão comercial, empreendedorismo, gestão de pessoas, marketing, economia, finanças, logística, contabilidade, gestão de processos, plano de negócios, liderança, técnicas de negociação, empreendedorismo., etc Em geral, as faculdades têm um foco mais específico dentro da formação generalista, então preste atenção nisso quando estiver escolhendo um curso.

Bacharelado ou tecnólogo?

É possível se formar como administrador generalista cursando tecnólogo em Processos Gerenciais ou cursando bacharelado em Administração. A faculdade de Administração também tem como objetivo formar profissionais aptos a gerir uma empresa ou instituição de qualquer porte e segmento, então o curso abrange os vários elementos desse processo, por exemplo: planejamento, produção, economia, contabilidade, gestão, vendas, liderança... No entanto, o bacharelado tem duração média de 4 anos, durante os quais todo o corpo teórico da área de Administração é estudada de forma mais ampla e profunda. Os cursos tecnólogos têm como objetivo formar profissionais mais rapidamente para o mercado de trabalho e são mais voltados para a prática do que para a teoria. Na decisão por uma ou outra modalidade de curso superior, é importante estudar a grade curricular das faculdades que você tem interesse, refletir sobre as suas intenções profissionais e examinar as suas possibilidades concretas (de tempo, dinheiro, rotina de estudo e/ou estágio) para escolher a opção que mais se adequa ao seu projeto de vida.

Profissão Processos Gerenciais

Números de mercado de trabalho

Como o profissional de Processos Gerenciais pode trabalhar em qualquer setor administrativo de empresas dos mais variados portes e segmentos, os salários podem variar grandemente de acordo com a localidade e o tamanho da empresa (salários maiores geralmente dizem respeito...

Leia Mais