Por dentro da carreira em Artes Cênicas

Toda as formas de expressão apresentadas para um público são consideradas Artes Cênicas. O profissional que atua neste meio pode ser um ator, um dublador, um diretor, um novelista, um cenógrafo ou até um crítico, mas para entender de forma tão abrangente sobre o mundo das artes é preciso se dedicar aos livros, por isso existe o curso de bacharel em Artes Cênicas.

O que faz o artista cênico?

Muitos profissionais seguem como atores, usando suas habilidades de interpretação e expressão para dar vida a um personagem ficcional. A atuação teatral pode ser para o público adulto ou infantil e utilizar diversas técnicas alternativas, como mímica ou marionetes.

A interpretação de personagens não se restringe apenas aos palcos, mas ocorre também na indústria cinematográfica, televisiva ou até radiofônica. Dubladores devem ter obrigatoriamente registro profissional de ator. Um mercado que está despontando cada vez mais é o da internet, onde o baixo custo de produção e o fácil alcance a milhões de pessoas revela cada vez mais novos artistas.

Este profissional pode também trabalhar na concepção e direção de espetáculos, na escolha de figurantes, criação e supervisão de cenários, sonoplastia e iluminação em filmes, novelas, minisséries e no teatro propriamente dito. Outra possibilidade é atuar como professor de teatro e educação artística.

Perfil do artista cênico

Neste ramo é necessário estar preparado para trabalhar muito, por isso é necessário ter força de vontade e determinação. A dedicação e a persistência são fundamentais para alcançar os seus objetivos.

É uma carreira que depende de talento, trabalho e sorte. Por isso, quem deseja segui-la deve ter consciência de que estará trilhando um caminho difícil, mas que a recompensa pessoal pode superar qualquer dificuldade. Afinal, para um artista, nenhuma recompensa é maior do que a aceitação do público.

A faculdade de artes cênicas

Na hora de se inscrever para o vestibular, o aluno pode escolher o curso de Artes Cênicas na modalidade de bacharelado ou licenciatura. Além da prova tradicional para ingresso na faculdade, é preciso também passar por uma prova prática, para mostrar suas qualidades em interpretação.

A grade curricular teórica involve história, filosofia e literatura, já as aulas práticas ensinam técnicas de maquiagem, figurino, expressão corporal, entre outras.

Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo?

Ao optar pelo curso de bacharelado, o aluno não poderá dar aulas em instituições que exigem a licenciatura, mas pode atuar nas mais diversas ramificações da Artes Cênicas, podendo habilitar-se em cenografia, interpretação teatral, direção teatral ou teoria do teatro. O curso tem duração média de quatro anos. Já os que optam pela licenciatura podem trabalhar em escolas públicas e particulares, ou até mesmo em projetos sociais. Se desejar, o licenciado pode atuar também no teatro, televisão ou cinema, pois tem direito ao registro profissional.

Um curso similar é o tecnólogo em Artes Cênicas (também chamado de Produção Cênica), com duração média de dois anos. Com esta formação é possível montar espetáculos teatrais ou de dança, atuar na produção de programas de televisão e na produção de comerciais. O foco aqui é a interpretação cênica, mas o profissional pode adquirir as outras habilidades (direção, cenografia, sonoplastia, iluminação, etc) em cursos livres ou mesmo na prática. Após formado, tecnólogo em Artes Cênicas também deve adquirir o seu registro profissional.

Em relação às oportunidades de trabalho, o mercado de Artes Cênicas não faz uma grande diferenciação entre bacharéis, licenciados e tecnólogos, pois o trabalho é medido pela experiência e habilidades de interpretação, sempre avaliada em testes para peças, comerciais, entre outros. Portanto, a escolha por uma ou outra formação dependerá dos interesses profissionais e acadêmicos de cada um, além das suas possibilidades de tempo e dinheiro.

Profissão Artes Cênicas

Números de mercado de trabalho

O salário do profissional varia muito com a região de atuação, o ramo da atividade, tempo de experiência e tipo de contrato. De forma geral alguns ganham cachê de apresentação/performance, por apresentação semanal ou mensal. Algumas funções cobram por hora...

Leia Mais