Por dentro da carreira em Artes Visuais

O que faz o artista visual?

Trabalhar com Artes Visuais é mostrar uma representação do mundo através da arte. Esta carreira pode seguir para o lado do desenho, pintura, design gráfico, escultura, colagem, fotografia, trabalho com gessos, entre outros meios. As produções podem ser expostas em galerias de artes, museus, espaços públicos, livros e até mesmo em trabalhos televisivos. Além disso, a exposição na internet adiciona uma nova dimensão a essa carreira.

Há quem prefira trabalhar com restauração de objetos, móveis e telas deterioradas com o tempo. Outros mais adeptos das tecnologias preferem usar meios multimídia para criar vinhetas, ilustrações, gráficos e animações para televisão ou websites. Na área de ensino passa-se os conhecimentos teóricos e práticos para alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio.

Perfil do artista visual

A criatividade é o ponto mais importante para quem deseja seguir esta carreira. As habilidades artísticas devem ser múltiplas. Sensibilidade e senso crítico são importantíssimos. Quem pensa em seguir com multimídia precisa ter facilidade com tecnologia e sempre se atualizar sobre novos softwares.

Muitos artistas influenciam estudantes a persistirem no aprendizado das Artes Visuais. A artista plástica japonesa Tomie Ohtake, naturalizada brasileira, foi e ainda é uma grande influenciadora. Seu estilo baseado no abstracionismo deixou um amplo legado, um deles é o famoso Monumento de 80 anos da Imigração Japonesa na cidade de São Paulo.

A faculdade de Artes Visuais

Com uma grade curricular repleta de disciplinas da área de Humanas, o aluno terá tanto aulas práticas como teóricas durante os quatro anos de formação. Disciplinas de história da arte, sociologia, filosofia e comunicação compõem alguns dos semestres. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório e algumas instituições também têm o estágio como obrigatório, visto que o aluno pode escolher a modalidade de bacharelado (que forma artistas visuais e pesquisadores) ou licenciatura (que forma artistas visuais e professores do Ensino Básico).

Quem pensa em prestar vestibular precisa estar preparado. Além da prova tradicional é preciso realizar uma prova prática de habilidades específicas. Algumas faculdades trazem o curso com o nome de Artes Plásticas e é possível estudar em escolas públicas ou particulares.

Profissão Artes Visuais

Números de mercado de trabalho

O salário dependerá muito da área e de como o profissional trabalha, se ele atua dentro de escolas, de forma autônoma ou para alguma empresa. Pode-se citar como exemplo o salário de quem atua com restauração de pinturas e peças...

Leia Mais