Por dentro da carreira em Dança

O que faz o profissional de dança?

Muitos acreditam que a carreira em dança resume-se apenas a atuar como bailarino(a), mas este profissional vai muito além e tem preparo para dirigir peças teatrais e musicais, atuar em programas de televisão e no cinema, ou mesmo dar aulas.

Na parte artística, o dançarino passa para o público expressões corporais guiadas ao som de alguma música, conseguindo representar diversos sentidos e emoções. São artistas que não usam da fala para representar, portanto precisam de muita técnica de expressão corporal para serem compreendidos.

Ao trabalhar com coreografia, o profissional coordena equipes, cria movimentos e os harmoniza com músicas, cenário e figurino. Para atuar como profissional, o bailarino precisa obter registro junto a Delegacia Regional do Trabalho, DRT. Para dar aulas de danças, é preciso o diploma de licenciatura.

Perfil do dançarino

No Brasil, uma das bailarinas mais famosas é Ana Botafogo, que influenciou o mundo da dança e espelha muitos profissionais e jovens que persistem na carreira. Em sua jornada repleta de ricas experiências, foi também a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Assim como ela, existem muitos outros brasileiros atuando com a dança dentro do país ou no exterior, mostrando as possibilidades dentro da carreira. Para seguir neste ramo é muito importante ter coordenação motora, disciplina e facilidade em aprender técnicas e movimentos. A maioria dos profissionais já ingressa no ensino superior com uma boa base em dança, seja balé, jazz, sapateado, dança contemporânea ou outras modalidades.

A faculdade de dança

Os cursos podem ser encontrados na modalidade de bacharelado ou licenciatura e têm duração média de quatro a cinco anos. O aluno deve estar preparado para ter muitas aulas teóricas sobre manifestações artísticas e produção. Nas aulas práticas, aprendem diversos estilos e técnicas.

O ingresso na instituição superior exige uma prova prática de aptidão. O conteúdo pode variar de acordo com a escola, mas pode ser pedido demonstrações de saltos, flexões de joelho (pliê), entre outros. Uma banca examinadora deverá aprovar ou não o candidato.

Geralmente quem presta vestibular em dança está em busca de aprimorar os conhecimentos, buscando mais teoria e novas práticas. Para isso, é importante que o aluno saiba também sobre cultura em geral e esteja sempre atualizado.

Tanto escolas públicas como particulares oferecem o curso. Trabalho de Conclusão (TCC) e estágio são exigidos.

Profissão Dança

Números de mercado de trabalho

A dança, como outras artes, é uma profissão difícil no Brasil. O salário do bailarino pode variar de acordo com o tipo de contrato e o estado em que se atua. Em média o salário inicial fica em torno de...

Leia Mais