Por dentro da carreira em Design Gráfico

O que faz o designer gráfico?

Este é o profissional criativo que elabora os mais variados projetos de comunicação visual. Cria logotipos, panfletos, outdoors, desenvolve layouts para páginas da internet, animações digitais e até pode desenvolver a identidade visual de produtos e criar embalagens.

Possui conhecimento técnico para criar páginas de impressos como revistas, jornais e livros, escolhendo o tipo de papel, tamanho, letras e cores. No mundo digital, pode ajudar na criação de sites, blogs e banners, além da aparência visual de aplicativos para dispositivos móveis.

Alguns designers gráficos preferem atuar com produtos, criando desenhos para embalagens, melhorando a funcionalidade e a estética. Fazem ainda capas para CDs, DVDs entre outros. Seu principal objetivo é fazer com que uma ideia seja transmitida e compreendida pelo público através dos recursos visuais.

Perfil do designer gráfico

Para seguir essa carreira é preciso gostar de arte e ter afinidade com desenhos. Também é necessário ter facilidade para trabalhar com softwares técnicos para desenho. A criatividade, originalidade e inovação são outras características fundamentais.

As tendências no design estão sempre evoluindo, portanto o designer precisa sempre estar atualizado, acompanhar as novidades e entender o conceito por trás das mudanças. O seu trabalho é essencial para o lançamento de websites ou produtos, e por isso o profissional precisa ser responsável e conseguir trabalhar com prazos e pressão.

A faculdade de design gráfico

O curso é oferecido na modalidade de bacharelado e tem duração média de quatro anos. A grade curricular compreende aulas de desenhos, história da arte, estética e criação de embalagens. As faculdades visam formar alunos com habilidades em diversas áreas de atuação, seja com ilustração digital ou direção de arte. O curso deve oferecer boas aulas de computação gráfica e proporcionar ao estudante o contato com os softwares da área.

Muitas faculdades preparam o aluno para ter conhecimento de marketing e negócios para que possam abrir suas próprias agências/empresas. Ao final do curso o aluno deverá desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Bacharelado ou Tecnólogo?

Algumas instituições de ensino oferecem o curso como Tecnólogo em Design Gráfico com formação em dois anos. Este profissional poderá executar projetos visuais para impressos, criar infográficos, páginas da internet, entre outros.

A escolha entre o bacharelado ou tecnólogo deve ser do aluno, que poderá optar de acordo com sua urgência em capacitação e se quer uma especialização específica ou se aprofundar mais nos estudos. Ambos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O estágio não é obrigatório.

Profissão Design Gráfico

Números de mercado de trabalho

Um designer gráfico pode atuar dentro de uma empresa ou como freelancer. O salário pode variar bastante e o mercado de trabalho costuma ser concorrido, mas a procura é tão grande, que o risco de desemprego é baixo.

A média...

Leia Mais