Por dentro da carreira em Fotografia

O que faz o fotógrafo?

O fotógrafo é o profissional responsável por registrar imagens através de suas técnicas. Pode fazê-lo como forma de arte ou para o jornalismo, editoração, publicidade e eventos. Na sua formação aprende variadas técnicas para conseguir expressar suas intenções da melhor forma, como tirar fotos em branco e preto, escurecer ou clarear a foto, abrir ou fechar o foco, controlar o contraste, entre outras. Utiliza-se também de softwares de edição para fazer tratamento de fotos e manipula os mais diferentes tipos de lentes e câmeras.

Fotos artísticas rendem exposições em galerias e eventos culturais. Alguns fotógrafos exploradores podem tem seus registros expostos em museus e até mesmo em publicações específicas, como um livro. No jornalismo, atua em conjunto com repórteres e editores, registrando, por exemplo, momentos nos esportes, como jogos de futebol e vôlei. Pode fazer também fotos para a editoria de cultura, política e para as notícias do cotidiano, representando sempre o real e nunca manipulando imagens. Outra possibilidade é produzir editoriais para revistas, junto a outros profissionais que podem ser modelos e estilistas. Na área de publicidade, trabalha com profissionais do meio com o objetivo de criar a melhor imagem que chame a atenção do consumidor. Pode compor a imagem e utilizar programas de edição para atingir o resultado desejado. Outro trabalho comum, especialmente como autônomo, é a fotografia de eventos (festas, casamentos, peças de teatro e outros eventos culturais, etc).

Perfil do fotógrafo

Sebastião Salgado é provavelmente o mais famoso fotógrafo do Brasil. Ele personifica o profissional da fotografia com sua sensibilidade artística demonstrada em seus trabalhos documentários. Viajou com suas máquinas fotográficas por mais de 100 países, registrando a vida humana nos mais variados ambientes e condições.

Gostar de tirar fotos é o mínimo necessário para um fotógrafo. A carreira nessa área depende de capacidade técnica e artística para transformar momentos e cenários em imagens que transmitem mensagens e sentimentos. Boa parte dos trabalhos são relacionados a pessoas, portanto o fotógrafo também deve ser capaz de ajudar os seus alvos a ficarem relaxados e naturais.

A faculdade de fotografia

Existem duas modalidades de curso: o bacharelado, com duração média de quatro anos, e o curso tecnólogo, mais conhecido, com duração média de dois anos. Os cursos são similares, mas dependendo da instituição, pode focar mais em técnicas de fotografia ou mais na produção e composição artística.

De forma geral, o objetivo de ambos os cursos será formar fotógrafos para o mercado editorial, artístico, de jornalismo e publicidade. A grade curricular é composta por aulas teóricas e práticas para que os alunos possam aprender e aprimorar técnicas. Alguns cursos priorizam o aprendizado em fotografia digital e outros ainda ensinam processos analógicos e fotoquímicos. O curso não exige estágio e algumas instituições podem pedir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Existem também muitos cursos livres (sem formação de nível superior) com duração de seis meses a um ano, que abordam noções básicas da fotografia e podem ser uma boa opção para os interessados experimentarem o conhecimento formal na área. Essas pessoas podem até concorrer indiretamente com fotógrafos de formação superior, principalmente nos trabalhos freelancer e autorais. No entanto, para o vínculo empregatício formal, é comum que se exija a formação de nível superior em alguma área das Artes e Comunicação, então cursos livres podem não ser suficientes dependendo dos objetivos de cada um.

Profissão Fotografia

Números de mercado de trabalho

O salário pode variar muito em cada região do país e dependerá do tipo de trabalho que se realiza. Alguns sindicatos e associações conseguem estabelecer algumas tabelas de preços, que ajudam os profissionais a se guiarem na remuneração e dar...

Leia Mais