Por dentro da carreira em Moda

O que faz o profissional de moda?

O profissional da moda é aquele que conhece a história da arte e da moda, além das tendências contemporâneas, e sempre vai em busca de artigos novos e originais. Sabe como fazer um produto se tornar líder em vendas, seja um sapato, cinto, brincos, bolsa, calça ou vestidos.

Engana-se quem pensa que o trabalho restringe-se apenas a desenhar roupas, calçados e acessórios. O profissional de moda pode atuar com modelagem, que é o desenvolvimento de moldes para orientar a produção de peças. Pode ser um personal stylist, orientando pessoas sobre como se vestir para o dia a dia, trabalho ou festas de acordo com a sua identidade (estilo pessoal) e tipo físico. Ele pode ainda ser um pesquisador de novas tendências, antecipando o que será desejado pelo mercado consumidor nos próximos anos.

Tem também habilidades para produzir desfiles e eventos, conduzir editoriais para revistas segmentadas e até coordenar confecções. Pode atuar com fotógrafos realizando a produção dos modelos e do ambiente.

Perfil do profissional de moda

As características ideais para seguir na carreira são originalidade, criatividade, autoconfiança e obsessão por qualidade. Além do senso estético e das técnicas para criação de peças (desenho, modelagem, costura, teoria de cores, conhecimento sobre materiais, etc), o profissional de Moda deve entender essencialmente de culturas e pessoas, pois é para elas que ele irá criar seus trabalhos.

São muitos os nomes de estilistas famosos no Brasil e no mundo. Entre as celebridades é comum ver algumas preferências entre elas, o que acaba influenciando diretamente o gosto popular, principalmente entre as mulheres. Entre os grandes influenciadores da moda, pode-se citar a estilista francesa Coco Chanel, que criou as calças femininas e tem seus tailleur como referência até hoje.

A faculdade de moda

O bacharelado em moda tem duração média de quatro anos e visa preparar o aluno para analisar tendências e desenvolver produtos. Para isso, a grade curricular traz aulas de conhecimentos técnicos e específicos da área como desenho, costura, modelagem, estilismo, materiais, cores, estamparia, computação gráfica, entre outras. Há também disciplinas como antropologia, história da arte, empreendedorismo e marketing, para formar profissionais capazes de entender e analisar o mercado, além de projetar e produzir peças.

Bacharelado ou tecnólogo?

Existe a possibilidade de fazer um curso tecnólogo em Moda: Design de Moda ou Gestão de Moda. Esses cursos têm duração aproximada de dois anos e voltam-se para atividades industriais e administrativas, diferentemente do bacharelado que abarca o conhecimento da área de forma mais ampla e prepara profissionais para qualquer setor de atuação. Por serem tecnólogos, eles são mais voltados à prática e a demandas imediatas do mercado de trabalho, com menos carga horária teórica. As grades curriculares são compostas por matérias de gestão, marketing, mercadologia, compra de matérias-primas (no caso de Gestão de Moda), e corte e costura, modelagem e criação (no caso de Design de Moda).

Por isso, na hora de escolher entre a modalidade de bacharelado ou tecnólogo, é necessário levar em consideração as habilidades que se deseja desenvolver, os recursos (tempo, dinheiro, etc) disponíveis para isso e os seus objetivos profissionais.

Profissão Moda

Números de mercado de trabalho

O profissional da moda ganhará de acordo com o tempo de experiência, área de atuação e porte da empresa em que se atua. O salário também pode ter diferenças de acordo com a região do país onde se está trabalhando....

Leia Mais