Por dentro da carreira em Música
O que faz o músico?
O músico desempenha um papel muito importante na construção cultural da população: além de transmitir mensagens, experiências, sensações e sentimentos através de diversos instrumentos ou sua própria voz, ajuda a desenvolver conhecimento e percepção musical nas pessoas.
O graduado em Música pode atuar no ensino básico (infantil, fundamental e médio), em escolas de música, como professor particular ou em oficinas culturais ensinando crianças, adolescentes e adultos. Ao mesmo tempo pode compor músicas para carreira pessoal ou para peças de teatro, filmes, propagandas, programas de televisão e até mesmo campanhas políticas. Atuando como arranjador também faz adequações para musicais. Muitos trabalham com sonorização de espetáculos ou integram o espetáculo, geralmente como parte da orquestra.
Perfil do músico
Para seguir na carreira é importante ter disciplina, dedicação, força de vontade, saber trabalhar sobre pressão e, é claro, ter habilidades com a música.
A faculdade de música
Faculdades públicas e particulares oferecem bacharelado e licenciatura em Música. Para ingressar na faculdade é preciso fazer prova teórica (vestibular tradicional) e prática, na qual comumente se pede para tocar uma obra em algum instrumento. O curso tem duração média de quatro anos.
Em geral, o bacharelado tem como objetivo formar profissionais para atuar como cantores, instrumentistas, compositores ou regentes, mas cada instituição pode ter um foco maior ou menos em alguma área, então estude e compare as grades curriculares. Já a licenciatura volta-se para formar professores de música no ensino fundamental e médio. Para lecionar em escolas de músicas ou como professor particular, o grau de licenciatura não costuma ser um pré-requisito.
Muitas das disciplinas são obrigatórias e outras têm caráter eletivo, de forma que o aluno possa ir se especializando na área que tem interesse durante a própria graduação. As aulas costumam envolver canto, instrumentos de corda (por exemplo: violão) e sopro (por exemplo: saxofone), regência de coral, música erudita, música popular, história da música, entre outras.
Bacharelado ou Tecnólogo?
O curso tecnólogo em Produção Fonográfica – Produção de Música Eletrônica – é muito diferente do curso superior em Música, mas é uma alternativa para quem quer trabalhar com música e tecnologia e não pode ou não tem interesse em cursar o bacharelado. Esse tecnólogo pode trabalhar com gravações e produções de CDs, operar estúdio e fazer sonorizações, além de produzir músicas eletrônicas como house e lounge. O curso tem duração média de dois anos.
Profissão Música
Números de mercado de trabalho
A profissão de músico é o sonho de muitos, e por isso é extremamente concorrida. Portanto, é preciso ter muita paixão pela música e talento para encarar os desafios dessa arduosa carreira.
O salário do músico pode variar de...