Por dentro da carreira em Letras

A humanidade tem sua trajetória contada por meio da linguagem escrita e falada. Desde os mitos gregos da antiguidade, passando pelas conquistas da Idade Média, atravessando o período das descobertas do Novo Mundo, adentrando na fase das revoluções iluministas e chegando no tempo das invenções científicas e tecnológicas da modernidade, as letras são componentes indispensáveis para o registro de um tempo. Por meio delas conhecemos o passado, analisando-o juntamente com o presente na compreensão daquilo que nos forma como integrantes de uma civilização.

Já a literatura, desde a mais tenra idade, nos fascina pelos enredos contados de geração em geração nas fábulas, contos e histórias. Ainda há a literatura contemporânea que é o reflexo mais fiel de um período, onde a poesia, o romance, o teatro vão se formatando em prol da construção da identidade de um povo. Desta formatação, criam-se obras baseadas nos textos literários clássicos ou contemporâneos que são levados para o cinema ou para a televisão em adaptações e releituras.

O que faz o formado em Letras

Para compreender a fundo como se estruturam a linguagem e a língua em seus mais diversos idiomas e em suas variações semânticas e de sintaxe é necessário um abordagem aprofundada, metódica e científica. O curso de Letras possibilita ao aluno o contato com o estudo aprimorado da língua materna e das línguas estrangeiras em disciplinas que o ajudarão a compreender e analisar os mecanismos que formam as estruturas da linguagem, tanto no campo individual (discurso), quanto na comunicação com outros falantes do idioma.

O campo de atuação profissional para os formados a área de Letras é vasto e abrange vários setores. Há a carreira tradicional de magistério dos ensinos fundamental e médio, onde o formado atuará como professor especialista em línguas e literaturas. Se assim o desejar, o formado ainda poderá atuar no campo editorial como tradutor/revisor em empresas editoriais e de tradução. Se preferir, ainda poderá atuar como profissional independente, prestando serviços em sistema de freelance.

Fora das atuações tradicionais do formado em Letras, há inúmeras outras possibilidades de empregabilidade. No campo da publicidade, poderá trabalhar como redator e revisor de textos publicitários visando o controle da qualidade do que é publicado. Poderá ainda atuar em outros ramos da comunicação, como por exemplo, crítico literário na composição de resenhas de livros ou ainda como criador de conteúdo para sites e blogs.

Perfil do profissional de Letras

Além de apreciar a leitura de variados textos e de escrever de modo aprimorado, o profissional de Letras necessita ter o perfil do pesquisador contínuo, sempre em busca do conhecimento, visto que a língua e por conseqüência a literatura, são dinâmicas em sua estrutura. A inquietude por autores e obras de estilos diferentes também se faz necessária para quem é profissional da área. Ter em mente que as estruturas do idioma não são padronizadas e que não podem ser compreendidas apenas por padrões rígidos (gramáticas normativas), mas sim pelo estudo sistemático, é algo imprescindível ao profissional das Letras. Complementando o perfil, o profissional de Letras deve atuar de modo interdisciplinar, com enfoque em áreas afins da cultura em que está inserido, como música, cinema, teatro, mídias (TV e internet) em suas possibilidades profissionais e de pesquisa.

A faculdade de Letras

Na faculdade de Letras estudam-se, como matérias obrigatórias, as línguas nativa e estrangeiras juntamente com suas transformações por meio da Linguística e da Semiótica. Há ainda os estudos das línguas formadoras da Língua Portuguesa, como o Latim. Já no campo literário, as literaturas e seus autores são estudados no campo do romance, da poesia, do ensaio e do teatro. Associada a este estudo literário, há a abordagem das sociedades das quais se extraem as obras em aulas de História da Arte e Cultura.

A área da pesquisa científica é estudada em aulas de Metodologia Científica, onde se aprendem as diretrizes da pesquisa de línguas e linguagens. Também há disciplinas ligadas à área do comportamento humano, como Psicologia, Psicologia da Educação, além de Didática, Prática de Ensino e Filosofia da Educação com estudos históricos da educação e suas vertentes.

O estágio para o graduando em Letras é obrigatório, onde os conceitos das disciplinas de Didática e Prática de Ensino serão postas em prática. Neste estágio, o aluno será orientado pelo professor coordenador e atuará como professor para complementar seu aprendizado teórico durante a graduação.

Bacharelado ou Licenciatura?

A distinção entre o bacharelado ou a licenciatura é o enfoque profissional que se dá no curso. Para aqueles que desejam tornar-se pesquisadores no campo da Linguística ou das literaturas, o curso de bacharelado é o mais indicado para esta perspectiva. Já para aqueles que desejam a atuação como professores da Educação Básica, como profissionais do setor editorial ou da tradução, comunicação e publicidade, a licenciatura é o mais adequado para estes contextos.

Há a possibilidade de se obter os dois diplomas, pois eles não são excludentes. Se preferir, o aluno formado poderá cursar as disciplinas que restam para obter tanto o bacharelado quanto a licenciatura. No caso da licenciatura em Letras, depois de se graduar, o aluno poderá complementar a carga horária com as disciplinas ligadas à pesquisa para conseguir o bacharelado. Já o aluno bacharel que também quiser seguir carreira no magistério da Educação Básica pode complementar os estudos com as disciplinas pedagógicas para conseguir a licenciatura e atuar como professor especialista em Letras.

É bom salientar que se desejar prosseguir os estudos a nível de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu), tanto são aceitos os alunos licenciados quanto os bacharelados em Letras e respectivas literaturas.

Profissão Letras

Números de mercado de trabalho

O aluno graduado em Letras possui boas perspectivas profissionais. Com o advento da LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) universalizou-se o acesso à educação básica, que vai da 1ª série até o 12º ano do Ensino Médio....

Leia Mais