Por dentro da carreira em Pedagogia

A Pedagogia, ou ‘’a arte de ensinar’’ tem como princípio básico a formação escolar da criança nas fases iniciais do seu desenvolvimento, utilizando um conjunto de procedimentos e saberes para o aprendizado de modo integrado, tanto na pré-escola quanto nas primeiras séries do ensino fundamental. O aluno formado em Pedagogia tem como foco a criação de situações em que o aspecto lúdico, juntamente com as atividades escolares, contribuam para a formação humana plena da criança em fase tão especial.

Apesar de inicialmente a Pedagogia estar ligada aos alunos da fase infantil (a palavra vem do grego “paidagogía” que significa ‘’educação de crianças’’), o profissional formado em Pedagogia está apto também para desenvolver atividades junto ao público adulto, seja na alfabetização ou como facilitador em contextos de aprendizagem variados, tais como em treinamentos empresariais e técnicos.

O que faz o pedagogo?

O pedagogo desenvolve seu trabalho pautado pela didática, pela Psicologia e Psicopedagogia em situações contextualizadas de acordo com a faixa de desenvolvimento psicológico da criança. Baseado nas teorias de desenvolvimento da psicologia infantil, atua intensivo e extensivo na facilitação do aprendizado de maneira holística, fugindo da fragmentação do ensino meramente acumulativo. O pedagogo influi nas interações da criança/aluno com o meio e com o próximo para que ela saiba é um componente elementar na construção do conhecimento. Por meio de atividades que contextualizem o aprendizado de forma sistêmica ou lúdica, o pedagogo possibilita que o aluno se localize como parte integrante do aprendizado e não um mero repetidor de conteúdos acumulados através dos tempos.

Perfil do profissional de Pedagogia

O profissional de Pedagogia deve ter como foco o ser humano em suas complexidades, complementaridades e singularidades. ‘’Gostar de gente’’ é mais do que uma referência para o profissional, pois este tem como meta o desenvolvimento das potencialidades do aluno, respeitando suas singularidades, capacidades, crenças e sua cultura. O pedagogo deve gostar das ciências humanas, Psicologia e Didática, pois estas são a base teórica da Pedagogia contemporânea. Observar o mundo de forma holística é a melhor abordagem para a carreira em pedagogia, pois por meio desta imersão, os valores inerentes ao aprendizado como a ética e a cidadania são mais facilmente contextualizados.

A faculdade de Pedagogia

O aluno egresso no curso de Pedagogia terá contato com as disciplinas referentes ao processo didático em si, como Prática de Ensino, Didática, Psicologia da Educação, Educação Especial. Somadas a estas, estão as disciplinas de Psicologia, Sociologia, Filosofia da Educação.

Durante o curso, há a necessidade de um estágio supervisionado, onde o aluno tomará contato com a ambientação do processo pedagógico em escolas públicas e privadas, possibilitando assim a prática das teorias de ensino. Este estágio se dá em horários fora do currículo da faculdade.

Bacharelado ou Licenciatura?

Para atuar no magistério das séries iniciais do ensino básico, a licenciatura é requerida do profissional, pois neste curso há o estudo sistemático das teorias de ensino contemporâneas que visam a aprendizagem transdisciplinar. Para o pedagogo licenciado, há a possibilidade de obtenção do bacharelado, caso queira, com a complementação das disciplinas ligadas à pesquisa científica no campo da Pedagogia.

Quem desejar prosseguir os estudos em pós-graduação lato sensu e stricto sensu em Pedagogia ou Educação tanto a licenciatura quanto o bacharelado são aceitos para ingressar nestes cursos. O ingresso na pós-graduação pode ser obtida após o término da graduação, que dura em média de 3 a 4 anos.

Profissão Pedagogia

Números de mercado de trabalho

A LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) determina que a educação básica da pré-escola (1º ano) até o 5º ano do Ensino Fundamental deve contar com profissionais graduados em Pedagogia para o exercício da atividade em escolas...

Leia Mais