Por dentro da carreira em Automação Industrial

O que faz o profissional?

O profissional na área de Automação Industrial atua com máquinas modernas, aparelhos robotizados dentro de indústrias e gerenciando o desempenho dos equipamentos nas linhas de produção. Cuida também de projetos de máquinas para modernizar os processos produtivos, cria sistemas de integração e automação, assim como softwares para a manutenção.

Há diversos setores de atuação, podendo-se citar a área de alimentos e bebida, petroquímico, celulose, farmacêutica, entre outras. O desafio do profissional é reduzir os custos industriais. Não é nem preciso dizer que o(a) interessado(a) precisa gostar muito de matemática e tecnologia.

Perfil do técnico em automação industrial

Pessoas metódicas e com capacidade de resolver problemas encaixam-se no perfil da profissão. Nesta carreira trabalha-se muito em equipe com profissionais diversos. É preciso ter mente aberta e saber ouvir com atenção e ter facilidade de concentração.

O profissional deve sempre estar atualizado e acompanhar novas tecnologias, pois as empresas estão sempre em busca de atualizações para aumentar sua competitividade no mercado. Existem muitos cursos de capacitação que podem servir de complemento para quem deseja seguir a carreira.

O curso de automação industrial

Automação Industrial é um dos cursos tecnológicos mais procurados. Para se ter ideia, a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), teve cerca de 600 inscritos para as 40 vagas que a instituição ofereceu no primeiro semestre do ano de 2015. Os números não são diferentes no Instituto Federal Pernambucano, que teve 480 inscrições para as 36 vagas noturnas no vestibular 2015.

O vestibular concorrido exige boa preparação, mas o curso também requer muita dedicação. Para conseguir seguir adequadamente a grade curricular, o estudante precisa gostar da área de exatas, pois estudará cálculos, física, eletroeletrônica e informática. Haverá muitas aulas em laboratório para colocar em prática o aprendizado em robótica, manufatura integrada, microcontroladores, controles de processos e demais matérias. Ainda há aulas de desenho técnico, eletricidade, qualidade industrial, microcontroladores, sistemas hidráulicos e tecnologia dos materiais.

Em geral, o curso tem duração média de três anos e exige a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final. Algumas faculdades exigem estágio supervisionado.

Automação Industrial ou Mecatrônica?

Alguns alunos têm dúvida sobre a diferença entre o curso de Automação Industrial com o Tecnólogo em Mecatrônica. Vale lembrar que o a Automação tem sua grade curricular relacionada à elétrica e eletrônica, enquanto a Mecatrônica traz, além dessas disciplinas, as áreas de mecânica, programação e controle. Na dúvida, procure faculdades por curso ou cidade aqui no nosso site e entre em contato para conhecer os currículos daquelas que você tem interesse.

Profissão Automação Industrial

Números de mercado de trabalho

Uma das vantagens do profissional da área de Automação Industrial é encontrar boas oportunidades de trabalho e com um salário compensador. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostraram que de 2012 a 2013, o número de empresas...

Leia Mais