Por dentro da carreira de Engenharia Civil

O que faz o engenheiro civil?

O Engenheiro Civil é aquele que projeta e administra obras como prédios, pontes e viadutos, além de acompanhar obras em todas suas etapas. Sua maior atenção é em seguir normas, padrões de qualidade e de segurança para garantir construções seguras e funcionais.

Para iniciar nesta carreira é importante ter aptidões em química, física e matemática. O engenheiro além de cuidar da construção, estudará o solo e questões climáticas que possam interferir em uma construção. Alguns profissionais atuam como supervisores ou apenas como administradores, outros, ainda, trabalham em projetos, pesquisas ou na área de ensino.

No escritório, além dos estudos e projetos, o engenheiro faz orçamentos baseados no preço de mão de obra e materiais a serem utilizados, a fim de achar qualidade e viabilidade financeira. No canteiro de obra, deve supervisionar, detectar possíveis falhas e orientar os trabalhadores que atuam em cada etapa da construção.

Perfil do engenheiro civil

O perfil ideal para esta área é aquela pessoa com raciocínio lógico, responsabilidade e facilidade de trabalho em equipe. Deve ter disposição para resolver problemas complexos, já que sua área de atuação pode se expandir em grandes obras, como aeroportos e estradas, que exigem muita atenção e dedicação. Outra característica importante do profissional é a capacidade de tomar decisões e facilidade em apresentar soluções.

A faculdade de engenharia civil

A faculdade de Engenharia Civil tem em média cinco anos de duração. É muito comum ver alguns alunos desistirem logo no início por acharem a grade curricular difícil, mas na realidade, exige apenas dedicação. O estudante deve estar preparado para estudar cálculo, química e física, sendo importante ter muita facilidade nessas matérias.

O aluno terá também aulas de desenho técnico e algumas matérias da área de economia e administração. É possível fazer estágio supervisionado (obrigatório), iniciação científica e ter aulas de laboratório para aprender a utilizar softwares de desenho. A maioria das faculdades oferece visitas técnicas e laboratórios de mecânica e eletrotécnica. Ao final do curso, o aluno pode optar estudar algumas áreas de forma mais específica, como por exemplo, hidráulica ou geotecnia. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório.

Bacharelado, Tecnólogo ou Técnico?

Para quem deseja iniciar a carreira, mas não quer encarar a faculdade de cinco anos, há a opção de escolher um curso técnico (nível médio), mais conhecido como Construção de Edifícios ou Técnico em Edificações, ou um curso tecnólogo (nível superior) de Infraestrutura. Os cursos têm em média dois a três anos de duração e as aulas são também na área de exatas e desenho técnico. O estágio não é mandatório e as áreas de estudos se assemelham muito com o curso de Engenharia; porém existe uma legislação que estipula os limites de atuação do técnico em Edificações: ele pode ser responsável apenas por construções civis até 80m2. Outras especificações pode m ser consultadas no Conselho de Engenharia e Agronomia de cada região.

Profissão Engenharia Civil

Números de mercado de trabalho

A Engenharia Civil sempre foi conhecida por ser uma das áreas com os melhores salários. Como em qualquer outra carreira, tudo dependerá do talento, tempo de atuação e empenho do profissional.

Em média, um estagiário ganha cerca de R$1.200,...

Leia Mais