Por dentro da carreira em Engenharia Mecânica

O que faz o engenheiro mecânico?

O Engenheiro Mecânico atua no projeto e na supervisão da produção de equipamentos, veículos e ferramentas específicas da indústria mecânica. Este profissional é responsável por escolher a matéria-prima a ser utilizada na fabricação dessas peças, desenhar e testar os protótipos e máquinas, e decidir como deve ser a operação de diferentes maquinários. Seu trabalho é realizado em conjunto com outros profissionais das áreas da engenharia.

Dentro da indústria metalúrgica uma das suas principais funções é organizar a produção e conduzir projetos. No setor automobilístico ele tem espaço para atuar em quase toda a produção, podendo ser na elaboração de projetos de componentes ou no cargo de diretor. O mesmo acontece no ramo de petroquímica, pode realizar projetos, distribuição de produtos e atuar como gerente ou gestor de pessoas.

Perfil do engenheiro mecânico

Se você tem o perfil para engenheiro mecânico, provavelmente gostava de brincar de lego quando era criança, ou de montar e desmontar coisas.

Além disso, uma das características mais importantes do engenheiro mecânico é saber trabalhar em equipe e não ter problemas em compartilhar informações, além de precisar ter bastante raciocínio lógico, responsabilidade e ter vontade de investigar problemas e soluções.

O setor público também precisa desse profissional altamente qualificado para ajudar na fiscalização e na administração de obras. Por fim, pode-se dizer que este engenheiro cria projetos mecânicos, atua com estruturas e máquinas, seja na criação ou escolha de materiais ou no processo de fabricação em si, ou mesmo na manutenção. É um profissional com múltiplas habilidades.

A faculdade de engenharia mecânica

O objetivo da faculdade de engenharia mecânica é formar um profissional empreendedor com conhecimentos específicos para contribuir na excelência industrial. Durante os cinco anos do curso, o aluno terá matérias das áreas de física e termodinâmica. Mecânica, resistência de materiais são outras aulas importantes. Há atividades em laboratório com criação de protótipos. É muito importante que o aluno tenha habilidade em desenho, pois usará as técnicas para projetar máquinas. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio supervisionado são obrigatórios.

Algumas escolas formam os alunos para uma área específica. No caso do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) por exemplo, o objetivo é formar o aluno com título de engenheiro mecânico com foco em aplicações aeronáuticas.

Bacharelado ou Tecnólogo?

Há cursos de tecnólogo: Fabricação Mecânica (três anos de duração) e Manutenção Industrial (três anos e meio). O primeiro trabalha em parceria com engenheiros para desenvolvimento de softwares ou no gerenciamento de máquinas. Já a Manutenção Industrial atua com manutenção de componentes, havendo a possibilidade de especialização em outra área como na de eletrônicos. Nos dois cursos os alunos terão aula de matemática, física e práticas em laboratórios. Mas atenção, dependendo da instituição de ensino os nomes dos cursos podem ser diferentes.

Profissão Engenharia Mecânica

Números de mercado de trabalho

O salário do engenheiro mecânico varia de aproximadamente R$6 mil a R$9 mil mensais, dependendo dos anos de experiência. Para atuar é necessário obter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

O engenheiro mecânico na área de aeronáutica...

Leia Mais