Por dentro da carreira em Matemática

A Matemática como ciência sempre foi objeto de pesquisa por várias civilizações através dos tempos. O auge da ciência do cálculo na antiguidade se deu na Grécia Antiga, onde matemáticos como Tales de Mileto, que mediu a pirâmide do Egito na presença do Faraó usando a sombra projetada, ou Arquimedes, que teve a intuição sobre a problemática dos volumes dos corpos, criaram as bases do que hoje conhecemos como Matemática em suas diversas áreas aplicadas.

Como ciência primordial do cálculo e intrínseca em processos quantificadores, a Matemática está em todos os ramos da atividade humana, mesmo nas ciências ‘’não-exatas’’ como no setor de humanidades. O setor de informática e processamento de dados se utiliza da Matemática como vetor primordial de desenvolvimento em suas plataformas, assim como na área química, aeroespacial, de serviços bancários, no setor farmacêutico, entre outros.

O que faz o Matemático?

O profissional formado em Licenciatura em Matemática está apto a lecionar a disciplina na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Neste caso é responsável pelo projeto pedagógico em Matemática, desenvolvendo atividades didáticas de modo intensivo e extensivo, com uma abordagem interdisciplinar-transdisciplinar composta por aulas, projetos, visitas a feiras de ciências, museus de matemática e física, etc.

Já os profissionais que atuam na área de pesquisa e desenvolvimento de projetos podem escolher o campo das ciências da computação, empresas de engenharia civil, institutos de pesquisa aplicada, nas instituições financeiras, no campo das telecomunicações e de corretoras de seguros.

Perfil do Matemático

Deve ter o gosto pelo cálculo, pela aritmética, com domínio das ferramentas da computação, além de uma abordagem interdisciplinar tanto no campo do magistério, quanto na área de pesquisa aplicada.

A criatividade é uma das características mais elementares do bom profissional, principalmente o professor, pois por meio desta qualidade, a consecução dos objetivos pedagógicos é alicerçada sob uma perspectiva da aplicação cotidiana da ciência na vida do aluno, que não terá dificuldades maiores em seus estudos e na apreciação da Matemática como ciência indispensável no contexto contemporâneo.

A faculdade de Matemática

O curso tem duração média de quatro anos e é composto por semestres, seja na licenciatura ou no bacharelado. A grade curricular é composta por disciplinas como Matemática Aplicada, Estatística, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Física com enfoque da Matemática e Cálculo Numérico.

Para os graduandos nas licenciatura, é necessário o estágio supervisionado, onde o aluno tomará contato com instituições de ensino e suas propostas pedagógicas para o ensino da Matemática.

Bacharelado ou Licenciatura?

No bacharelado o aluno terá aulas mais direcionados à pesquisa, com disciplinas como Metodologia de Pesquisa Científica. Já na licenciatura, o enfoque curricular segue com estudo em Didática, Psicologia da Educação, História da Educação, além de atividades como o estágio supervisionado obrigatório.

Em ambos os casos, há a possibilidade de prosseguimento dos estudos em nível de pós-graduação, seja em lato sensu ou stricto sensu.

Profissão Matemática

Números de mercado de trabalho

O profissional de Matemática tem um grande desafio no campo do magistério. Como divulgador da ciência do cálculo, deve instigar no aluno o pensamento crítico, de observação da realidade para análise e consecução de soluções. Para atingir esta meta, o...

Leia Mais