Por dentro da carreira em Química

A Química pode ser considerada disciplina-chave nos processos de pesquisa de insumos e produção contemporâneos. Por meio dela, o químico busca novas composições para formar matérias-primas para os mais variados segmentos, como a indústria químico-farmacêutica, petroquímica, de fertilizantes, alimentos e de cosméticos.

Por meio dos processos químicos, tem-se conseguido através da transformação de substâncias e suas características elementares, grandes mudanças nas escalas de pesquisa e produção de produtos como medicamentos, condutores, alimentos, manufatura têxtil, conseguindo estruturas adequadas em diferentes contextos e que atendam às demandas e que não sejam de grande impacto para o meio ambiente.

O que faz o Químico?

O profissional de Química busca novos subsídios na elaboração de compostos em vários segmentos de produção. Compostos orgânicos e inorgânicos, sejam para a indústria de base ou de produtos manufaturados são analisados e produzidos sob a responsabilidade do profissional.

O químico busca de modo paralelo, preparando e isolando novos produtos de modo concomitante ao processo de pesquisa de novas utilidades para substâncias já conhecidas e que tenham baixo impacto nos processos de produção e administração destes compostos.

No ramo da Química Ambiental, o profissional analisa os processos químicos de ecossistemas ocorridos pela ação do homem na água, no ar e no solo visando o equilíbrio entre a produção e os impactos ambientais, com investigações e pareceres sobre o que foi detectado em monitoramentos de órgãos e institutos ambientais.

Perfil do profissional de Química

O profissional da área tem o gosto pela pesquisa na busca de aprimoramentos de substâncias químicas de modo a conseguir uma escala de produção sustentável e ecologicamente viável, atendendo as demandas das várias áreas da cadeia produtiva.

Pode ainda atuar no magistério do ensino fundamental e médio, com projetos pedagógicos interdisciplinares, visando à formação de alunos críticos e que compreendam os processos inerentes ao uso da Química como ferramenta de qualidade de vida e sustentabilidade para a zona urbana e áreas rurais.

A faculdade de Química

Em seus estudos de graduação na faculdade de Química, o aluno terá contato com disciplinas que são interseccionais tanto da parte experimental, quanto nos processos bioquímicos. As disciplinas principais são Química Geral, Química Analítica, Estatística, Bioquímica, Biologia Celular, Química Ambiental, Matemática e Química Quântica.

A prática laboratorial possibilita ao aluno o contato com a análise, experimentação e produção de processos químicos na produção de insumos de variadas escalas.

Os licenciados devem cumprir a carga horária referente ao estágio supervisionando, onde o aluno terá contato com o ambiente escolar, analisando os procedimentos pedagógicos e sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem.

Bacharelado ou Licenciatura?

Tanto o graduado pelo sistema de bacharelado quanto o de licenciatura estão aptos a trabalhar em indústrias e instituições de análises de processos bioquímicos. Já o licenciado pode atuar nos magistérios do ensino fundamental e médio em aulas de ciências e química.

Há uma demanda por profissionais para o magistério, que além de trabalhar na indústria e no ensino, podem prestar consultoria em organizações ambientais e em empresas preocupadas com os impactos ambientais nos processos produtivos.

Para os licenciados ou bacharéis, há a possibilidade de prosseguimento nos estudos em nível de pós-graduação em especialização lato sensu ou em mestrado e doutorado stricto sensu.

Profissão Química

Números de mercado de trabalho

O profissional de química pode optar por duas vertentes para o desenvolvimento de suas atividades de análise e pesquisa. Pode ter o enfoque na Química Tecnológica, visando o aspecto do estudo sistêmico de processos de produção de substâncias e compostos...

Leia Mais