Profissão Artes Visuais - Números do mercado de trabalho

Salários

O salário dependerá muito da área e de como o profissional trabalha, se ele atua dentro de escolas, de forma autônoma ou para alguma empresa. Pode-se citar como exemplo o salário de quem atua com restauração de pinturas e peças em geral. Seu salário gira em torno de R$ 1.700, podendo variar para mais ou para menos, órgãos públicos pagam diferente de empresas privadas e o autônomo poderá cobrar valor totalmente diferente, além do mais a qualidade do trabalho e as técnicas empregadas podem influenciar o preço final.

Professores já têm salário diferente, de acordo com o site do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a hora/aula do professor de educação básica I está em R$ 10,43. Número que pode ser diferente em outros estados, variando também por tempo de carreira de cada profissional.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho de Artes Visuais é bastante amplo, mas também muito concorrido, pois não é necessário ter formação na área para seguir a profissão e o artista visual pode concorrer algumas vagas com profissionais de outras formações, como Design. Uma opção bastante comum é a de atuar como freelancer, na qual o artista é seu próprio empresário e vende trabalhos diretamente para clientes. Esta opção pode pagar bem para os extremamente talentosos, mas requer tempo até o profissional construir sua reputação e carteira de clientes. Além disso, o profissional não tem nenhuma garantia de que receberá demandas de novos trabalhos, o que pode acarretar em dificuldades sazonais (uma época do ano concentrando muitos trabalhos e outra época com menos) ou até tempos difíceis quando a economia do país está em baixa.

Uma outra opção de trabalho é a atuação em empresas que precisam de artes em multimídia, como em agências de publicidade. Com a expansão do mundo online, cada vez mais serão necessários profissionais para produzirem artes gráficas, demanda que o artista visual está preparado para atender. O mesmo se reflete na televisão, desenhos animados e diversos outros tipos de animações e vinhetas.

A área de educação pode ser uma alternativa para estes profissionais. Pesquisam mostram que em algumas áreas do país há escassez de professores de artes e de outras disciplinas.

Por dentro da carreira em Artes Visuais

O salário dependerá muito da área e de como o profissional trabalha, se ele atua dentro de escolas, de forma autônoma ou para alguma empresa. Pode-se citar como exemplo o salário de quem atua com restauração de pinturas e peças...

Leia Mais