Profissão Automação Industrial - Números do mercado de trabalho

Uma das vantagens do profissional da área de Automação Industrial é encontrar boas oportunidades de trabalho e com um salário compensador. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostraram que de 2012 a 2013, o número de empresas industriais cresceu em 1.7%, criando-se mais vagas no setor. De forma geral, pesquisas apontam que as pequenas e médias empresas estão buscando automatização em sua produção também.

Salários

O salário inicial é de cerca de R$ 2.700 por mês para o recém-formado. Este valor aumenta com o tempo de experiência e varia de acordo com local de trabalho, chegando a aproximadamente R$ 8.500. Ainda é possível escolher o setor em que se deseja trabalhar, seja no automobilístico, fábricas de máquinas, indústrias petroquímicas, alimentício, multinacionais ou empresas nacionais.

O mercado de trabalho

Engana-se quem pensa que apenas o estado de São Paulo é que traz oportunidades; um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que a participação da indústria paulista recuou entre 2001 e 2010 e outras regiões têm aumentado seu parque fabril, como regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Mesmo com a queda, São Paulo ainda lidera nas indústrias, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. Desta forma, o profissional tem a possibilidade de atuar em qualquer lugar do país, não ficando restrito a um estado, como se acreditava no passado. As cidades no interior também têm muitas empresas para se candidatar-se.

Vale a pena procurar empregos em estados nos quais há expansão nas áreas de energia e petróleo, pois a mão de obra especializada é sempre bem-vinda, já que as empresas estão em processo de expansão. Isso não quer dizer que não há vagas em outros campos de atuação. O profissional pode achar vagas no setor agrícola, indústrias em geral e na área comercial. Tem destaque as fábricas de eletrodomésticos, autopeças, papel e celulose.

As oportunidades não param, os recém-formados podem achar ótimas oportunidades em programas de trainee. Muitas empresas reconhecidas nacionalmente e internacionalmente realizam processo de seleção para jovens com até um ou dois anos de formação. Algumas dessas vagas exigem o conhecimento da língua inglesa e disposição para viajar. Por isso, o candidato ideal deve se preparar para essas entrevistas. Em geral, programas de trainee pagam bons salário e em alguns casos promovem cursos de especialização para os aprovados.

Por dentro da carreira em Automação Industrial

Uma das vantagens do profissional da área de Automação Industrial é encontrar boas oportunidades de trabalho e com um salário compensador. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostraram que de 2012 a 2013, o número de empresas...

Leia Mais