Profissão Design de Interiores - Números do mercado de trabalho

Salários

Designer de Interiores é uma profissão que existe há muito tempo, porém sempre foi considerada um ramo da arquitetura. Por isso, não há muitos dados sobre a atividade. Os poucos números disponíveis são advindos de pesquisas recentes, mas sem uma amostra muito representativa.

O salário médio desse profissional fica em torno de R$2.500 mensais, mas os ganhos aumentam com o tempo de experiência, chegando a R$5 mil ou mais.

O mercado de trabalho

As construtoras costumam empregar muitos designers de interiores e para se ter ideia existem mais de cem construtoras atuantes no Brasil. Com a atuação do designer de interiores, os novos prédios conseguem passar uma imagem personalizada, mas a questão não é apenas de luxo. Um ambiente bem planejado consegue deixar espaços mais funcionais, por exemplo, o profissional consegue organizar uma cozinha pequena de uma forma que tenha mais espaço e seja prática.

Também há oportunidades de trabalho em lojas de móveis planejados. A classe média brasileira há algum tempo começou a perceber que ter móveis alinhados com a arquitetura da casa é um dos caminhos de aumentar a sua valorização e qualidade de vida. Era muito comum falar de cozinhas planejadas, mas hoje a atuação estende-se para todo o imóvel.

Seguindo esta lógica, as lojas de decoração também podem ser uma alternativa para muitos designers. Muitos acabam abrindo suas próprias lojas ao mesmo tempo que atuam como autônomos realizando projetos. Vendem objetos decorativos com um toque de originalidade ou importados e ao mesmo tempo oferecem o serviço de toda a decoração. Para conseguir clientes o que vale é a criatividade.

Vale a pena ficar de olho nos grandes eventos esportivos e culturais da região que se atua, pois estes também acabam precisando dos profissionais. Por exemplo, durante a Copa do Mundo no Brasil e com as Olimpíadas, muitos hotéis contrataram designers de interiores para melhorar não somente quartos, mas todas as áreas comuns, deixando-as mais atrativas para seus clientes. O mercado de trabalho fica mais atrativo quando a economia do país vai bem. As oportunidades aparecem tanto em cidades grandes como no interior.

Por dentro da carreira em Design de Interiores

Designer de Interiores é uma profissão que existe há muito tempo, porém sempre foi considerada um ramo da arquitetura. Por isso, não há muitos dados sobre a atividade. Os poucos números disponíveis são advindos de pesquisas recentes, mas sem uma...

Leia Mais