Profissão Física - Números do mercado de trabalho

O profissional graduado em Física tem na área do ensino seu maior campo de trabalho. A carência de professores nas redes públicas e particulares de escolas é atualmente uma das principais lacunas na divulgação da ciência da Física entre os jovens. Isto acaba sendo um empecilho na renovação para novos quadros no campo da pesquisa e no ensino da disciplina.

Como divulgador da ciência, o professor de Física precisa estar incumbido de uma proposta contextualizada e interdisciplinar no ensino da disciplina, para que haja o bom desenvolvimento e a percepção da importância dos fenômenos físicos no cotidiano do aluno. Pode, além das funções de magistério, participar de projetos de divulgação em museus de ciências e em centros científicos.

Salários

O salário base atribuído pela lei 11738 válida em todo o território nacional é de R$1917,18 para professores de Física com carga horária de 40 horas semanais, atuantes nas redes públicas de ensino da educação básica. Caso queira, poderá atuar ainda na rede particular, com média salarial calculada por hora-aula lecionada, que está em torno de R$ 15,00 nos grandes centros urbanos como São Paulo.

O mercado de trabalho

O profissional graduado em Física pode, além das funções de magistério, participar de projetos de divulgação em museus de ciências e em centros científicos. Há ainda a possibilidade de exercer funções na área editorial, tanto de livros e publicações especializadas com teor científico ou de interesse geral.

Como a língua da ciência no mundo contemporâneo é o inglês, o profissional que dominar o idioma poderá atuar na tradução de material científico para o português, além de ter a possibilidade de atuar como criador de conteúdo para publicações tradicionais e sites de ciências especializados.

No campo da pesquisa, o profissional de Física encontra bom campo de trabalho na área de Física de Materiais, nanotecnologia e nas áreas de pesquisa e desenvolvimento da Física Biológica. Graças aos estudos recentes do genoma em animais, há uma boa chance de atuação nos processos de produção criados a partir da interação da Física com a Biologia, na investigação de biopolímeros, funções moleculares, biomecânica e biofísica.

Um campo de atuação considerado recente e com grande potencial a ser desenvolvido é o da Física Médica, onde o profissional da Física tem o background de conhecimentos interdisciplinares como Anatomia, Biologia Celular, Farmacologia e Fisiologia. É uma área de aplicação em tratamentos de saúde de prevenção, diagnóstico e tratamento onde a tecnologia é aliada ao tratamento de doenças. O Brasil tem um déficit significativo de profissionais físicos médicos qualificados nesta área importante da saúde.

Por dentro da carreira em Física

O profissional graduado em Física tem na área do ensino seu maior campo de trabalho. A carência de professores nas redes públicas e particulares de escolas é atualmente uma das principais lacunas na divulgação da ciência da Física entre os...

Leia Mais