Profissão Pedagogia - Números do mercado de trabalho

A LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) determina que a educação básica da pré-escola (1º ano) até o 5º ano do Ensino Fundamental deve contar com profissionais graduados em Pedagogia para o exercício da atividade em escolas públicas e privadas. Para suprir tal demanda, o Brasil possui mais de 1000 cursos de licenciatura em Pedagogia tanto presencial quanto à distância com pólos presenciais para formação de profissionais qualificados interessados em atuar no ensino.

A percepção coletiva da importância da educação no processo de desenvolvimento do país é indicador das possibilidades profissionais para os graduados em Pedagogia. Os esforços recorrentes de valorização do magistério é um indicador deste novo paradigma social.

Salários

A responsabilidade da educação básica nas primeiras séries é das prefeituras municipais que devem recrutar e contratar os profissionais de pedagogia para suas redes de ensino. O piso salarial base do magistério é regulamentado por lei (Lei n° 11.738 de 2008) e para o ano de 2015 é no valor de R$1917,78, referente a 40 horas semanais iniciais.

Este piso é valor-base e, de acordo com a rede de ensino que o pedagogo desejar trabalhar, pode haver metodologias de pontuação para progressão salarial de acordo com a experiência do profissional, avaliações de desempenho individual ou discente e bônus.

No caso de escolha da rede particular de ensino, o piso salarial varia de acordo com a região. Nesta circunstância, o profissional de pedagogia recebe com base na hora-aula, que está em média no valor de R$ 12,00 no estado de São Paulo.

O mercado de trabalho

São promissoras as possibilidades profissionais para a área da Pedagogia. Além de trabalhar no magistério, na educação de crianças, jovens e adultos, há a opção de atuação no terceiro setor, seja em Organizações Não Governamentais (ONGs) ou em instituições privadas da área empresarial. É crescente a preocupação de empresas com o treinamento e qualificação de seus quadros, sendo o pedagogo empresarial o profissional ideal para esta função disciplinar.

Há a possibilidade de atuação em áreas especializadas como educação especial, administração escolar, psicopedagogia e consultoria educacional mediante a qualificação em cursos de nível de pós-graduação.

Graças ao aspecto holístico que a graduação em Pedagogia proporciona, tem-se em foco ainda a possibilidade de atuação em áreas correlatas relacionadas à informática aplicada à educação, a empresas fabricantes de jogos educativos, editoras de livros infantis ou de conteúdo técnico, entre outros.

Por dentro da carreira em Pedagogia

A LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) determina que a educação básica da pré-escola (1º ano) até o 5º ano do Ensino Fundamental deve contar com profissionais graduados em Pedagogia para o exercício da atividade em escolas...

Leia Mais