Por dentro da carreira em Biomedicina

O que faz o profissional de Biomedicina?

A Biomedicina é uma ciência entre a área da medicina e da biologia e seu profissional atua com pesquisas de doenças que atingem os seres humanos, para a partir disso procurar tratamentos e novas formas de prevenção. É um profissional que trabalha em prol da sociedade em seu dia a dia, já que um dos seus objetivos é promover qualidade de vida.

Além de conduzir estudos para investigar doenças, o biomédico trabalha no desenvolvimento de equipamentos de aplicação médica, padronização de doses de remédios e métodos que permitam a produção e distribuição em massa de remédios e compostos medicinais.

Trabalha em laboratórios da rede pública e particular, em hospitais, universidades, centros de pesquisa e em órgãos públicos, sempre pesquisando.

Existem diversas áreas de atuação para o biomédico, por exemplo: a Farmacologia, que estuda os efeitos bioquímicos de remédios e outros medicamentos; A Microbiologia, que estuda todos os tipos de vírus, bactérias e fungos; A Imunologia, que pode desenvolver vacinas e conduzir pesquisas para melhorar as condições do meio ambiente; entre outras. Para trabalhar na área, o profissional deve obter registro no Conselho Regional de Biomedicina do estado em que atua.

Perfil do biomédico

O biomédico deve ter gosto pela pesquisa teórica assim como pelo laboratório. Deve pesquisar não apenas guiado sobre a sua área de estudo, mas buscar a interdisciplinaridade tanto no campo da biologia quanto na medicina e nutrição. Ele é um cientista da saúde, e portanto deve ter uma capacidade lógica desenvolvida para organizar e analisar dados.

É muito comum esse profissional trabalhar sem muita supervisão, formando suas próprias hipóteses e desenvolvendo experimentos para testá-las. Muito de seu trabalho é feito em conjunto com farmacêuticos, médicos e outros profissionais. Por isso, para se destacar na carreira nesta área é importante ser comunicativo, ter senso de liderança, saber tomar decisões e sempre estar atualizado.

A faculdade de Biomedicina

O bacharelado em Biomedicina tem em média de quatro a cinco anos de duração e é encontrado em escolas públicas e particulares. As aulas teóricas preparam o aluno para dominar técnicas, conhecer pesquisas científicas e aprender sobre gestão administrativa. A grade curricular visa formação de profissionais com ampla competência e habilidades para os diversos campos de atuação da área.

As aulas práticas envolvem laboratório de anatomia, coleta de material biológico e laboratório análise clínica e de microscopia, entre outros. É necessário fazer estágio supervisionado e apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Bacharelado ou Tecnólogo?

Existe a possibilidade de fazer um curso tecnólogo que atua também dentro de laboratórios, mas com finalidades diferentes, que é o curso Tecnólogo em Sistemas Biomédicos, com duração média de dois a três anos.

Este curso já foi conhecido como Tecnólogo em Saúde e tem como objetivo formar profissionais capacitados para manutenção de aparelhos médicos. Sua formação permite também assessorar dentro de laboratório, sempre atuando em conjunto com outros profissionais. Além disso, o tecnólogo tem capacidade para ver condições de instalação de equipamentos em laboratórios e fazer previsão de peças de reposição.

Profissão Biomedicina

Números de mercado de trabalho

Não existe um piso salarial nacional para quem atua na área. O salário dependerá dos Acordos Coletivos de Salários promovidos pelos sindicatos dos empregados com os da categoria. Sendo assim, estes acordos são realizados pelos sindicatos dos biomédicos de cada...

Leia Mais