Por dentro da carreira em Educação Física

O que faz o formado em Educação Física?

O profissional de Educação Física trabalha promovendo qualidade de vida e bem-estar físico. Seu principal papel é organizar atividades corporais e supervisioná-las. A área de atuação é abrangente.

Em escolas pode ensinar para as crianças e adolescentes as teorias dos esportes e realizar práticas esportivas. Pode atuar em Organizações Não Governamentais (ONGs) e também com diversos outros projetos sociais governamentais.

Tem capacidade para auxiliar no tratamento de portadores de deficiência física. Além disso, pode atuar com atletas profissionais nas mais diversas modalidades. Tem a possibilidade de atuar dentro de academias ou atuar como personal trainer, que oferece trabalho individualizado para seus clientes. De forma geral, pode-se dizer que o educador físico faz uma avaliação de cada pessoa e desta forma desenvolve planos de atividades específicas.

Além das atividades clássicas como futebol, basquete e musculação, possuem aptidão para trabalhar com jogos, lutas (capoeira, artes marciais); além de desenvolver atividades rítmicas e acrobáticas. Podem também trabalhar com recreação, ioga e ergonomia. Atualmente, muitas empresas contratam os profissionais para a ginástica laboral.

Perfil do profissional de Educação Física

Ativo e energético são as duas primeiras características que são lembradas quando se pensa no profissional de educação física. Sem dúvida essas são qualidades essenciais para a carreira em Educação física, porém apenas essas duas não são suficientes.

O formado em educação física atua no desenvolvimento de atletas ou outras pessoas, por isto, para se destacar nesta carreira é preciso gostar de orientar pessoas, ser comunicativo e disciplinado.

A faculdade de Educação Física

O curso pode ser encontrado nas modalidades de bacharelado ou licenciatura e tem duração média de quatro anos. Ao ingressar na faculdade o aluno terá muita pesquisa para realizar e passará parte do tempo aprendendo sobre o corpo humano e sobre a funcionalidade de cada membro.

A Educação Física mescla conhecimentos da área de saúde, educação, ciências sociais e tecnológica. A grade curricular trará aulas de fisiologia, anatomia, ortopedia e biomecânica.

Para o curso de bacharelado algumas das disciplinas são: avaliação diagnóstica, bioestatística, educação física adaptada, ergonomia, fisiologia, gestão em academias, noções de farmacologia, primeiros socorros, entre outros.

Bacharelado ou Licenciatura?

A diferença entre o bacharel e a licenciado em Educação Física é a área de atuação. Os profissionais licenciados só podem atuar como professores até o Ensino Médio e na área científica. Pode-se citar como exemplo de algumas matérias no curso de licenciatura: expressão, motricidade, atletismo, ciências sociais, educação física para ensino infantil ao médio, recreação, entre outras.

Já o bacharelado tem um campo mais amplo, podendo atuar com natação, ginástica, musculação, hidroginástica, técnico de esporte e personal training, mas não pode dar aulas de Educação Física e disciplinas afins na Educação Básica.

Profissão Educação Física

Números de mercado de trabalho

O salário do profissional pode ser diferente dependendo da região onde atua. A remuneração dos professores em escolas do ensino infantil ao médio é também diferente do salário do profissional que atua em academias ou em clubes.

Em uma...

Leia Mais