Por dentro da carreira em Farmácia

O que faz o profissional de Farmácia?

O profissional de Farmácia é um detentor dos conhecimentos sobre a composição química e os processos bioquímicos de diversos produtos industrializados. Ele geralmente está na área da saúde, em hospitais, unidades básicas de saúde, farmácias e drogarias, atuando na venda, manipulação e orientação à população sobre medicamentos. Também é comum encontrá-lo na área industrial e laboratorial, onde desenvolve, testa e controla a qualidade de novos medicamentos, cosméticos e alimentos. Além disso, o farmacêutico também pode trabalhar com análises clínicas e toxicológicas, auxiliando no diagnóstico de doenças, e em análises ambientais, para determinar e controlar contaminações. Outro caminho possível a esse profissional é a carreira acadêmica, realizando pesquisas clínicas e científicas. Para exercer a profissão, o estudante deve obter o diploma de bacharelado em Farmácia e se registrar no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do estado em que atua.

Perfil do Farmacêutico

A área de Farmácia está em constante desenvolvimento, portanto o profissional deve ter gosto por aprender e iniciativa para se manter sempre atualizado através de especializações, palestras, congressos... Muitos artigos científicos estão disponíveis apenas em inglês, então dominar esse idioma é essencial, mesmo que seja apenas em nível de leitura. Espírito investigativo, disciplina e capacidade de concentração são pré-requisitos para este trabalho que exige intensa dedicação e pesquisa. Deve-se ter também minuciosidade e atenção a detalhes, imprescindíveis para um profissional que desenvolve e distribui produtos para toda a população. Além de tudo isso, é necessário que o profissional tenha um profundo senso ético e de responsabilidade, pois suas ações têm implicações diretas na vida e na saúde das pessoas.

A faculdade de Farmácia

O curso de Farmácia, também chamado de Ciências Farmacêuticas, é oferecido apenas na modalidade bacharelado, com duração média de 5 anos. Não existem cursos tecnólogos que formem profissionais aptos à profissão de farmacêutico, sendo o diploma de bacharelado um pré-requisito para o graduado se inscrever no Conselho Regional de Farmácia (CRF) e exercer legalmente a profissão.

A base do curso é química e biologia, mas também estão presentes disciplinas de outras áreas do conhecimento como física, cálculo e estatística, necessárias para a produção e análise de produtos industrializados. Além das aulas teóricas, há grande carga horária de aulas práticas em laboratórios. O bacharelado visa formar profissionais generalistas, aptos a atuar em qualquer área da Farmácia, e a especialização é realizada em cursos de pós-graduação. Assim, exemplos de disciplinas do curso de Farmácia são: química orgânica e inorgânica, química analítica, físico-química, bioquímica, biologia molecular e celular, morfologia do corpo humano, genética, farmacologia, bacteriologia, virologia, parasitologia, imunologia, saúde pública, farmácia clínica e terapêutica, cosmetologia, toxicologia, bromatologia, administração e marketing em empresas farmacêuticas e cosméticas, física industrial e gerenciamento de qualidade.

Profissão Farmácia

Números de mercado de trabalho

O piso salarial para os profissionais de Farmácia é de R$1.690,00, estabelecido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF). Mas na prática, esse profissional costuma receber uma salário mais alto mesmo no início da carreira. O ganho inicial gira em torno...

Leia Mais