Por dentro da carreira em Fonoaudiologia

O que faz o profissional de Fonoaudiologia?

O fonoaudiólogo é o profissional da saúde que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas da voz, fala, audição, leitura e escrita. Ele pode trabalhar com bebês, crianças, adultos e idosos em instituições de saúde como hospitais e UBSs ou em consultório particular, de forma autônoma. Ele cuida de problemas como dicção incorreta, surdez, gagueira, e outras dificuldades de comunicação, mas também é comum a sua atuação no treinamento de voz de atores, dubladores, jornalistas, apresentadores e até políticos. Para exercer a profissão, o estudante deve obter o diploma de bacharelado em Fonoaudiologia e se registrar no Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFono) do estado em que atua.

Perfil do Fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo trata diretamente seus pacientes, então gosto por cuidar de outras pessoas e bom relacionamento interpessoal são essenciais à profissão. Um bom fonoaudiólogo é aquele que, além de dominar as técnicas terapêuticas, consegue ver seus pacientes de forma holística, tem sensibilidade e bom trato com pessoas. Trabalho em equipe também é importante pois em instituições de saúde o fonoaudiólogo costuma trabalhar em parceria com outros profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, etc. Outras características que não podem faltar são paciência e perseverança, já que os tratamentos podem ser longos e difíceis para os pacientes. Além de tudo isso, o profissional deve buscar se atualizar constantemente, para oferecer sempre o melhor tratamento à população.

A Faculdade de Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia é oferecido apenas na modalidade bacharelado, com duração média de 4 anos. Como muitas das profissões da área da saúde, não existem cursos tecnólogos que habilitem estudantes para serem fonoaudiólogos, sendo o diploma de bacharelado um pré-requisito para a inscrição no Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFono) e o exercício legal da profissão.

O curso visa formar profissionais generalistas, que podem atuar em qualquer área da Fonoaudiologia, e a especialização é feita através de pós-graduações. Nos primeiros anos, a grade curricular conta com uma boa base de disciplinas gerais das áreas de saúde, biológica e humanas como anatomia, fisiologia, psicologia, pedagogia, genética, patologias, linguística e saúde coletiva. Conforme o curso evolui, as disciplinas específicas da área vão se tornando predominantes na carga horária, como desenvolvimento de linguagem, fonoaudiologia clínica, língua de sinais brasileira, avaliação fonoaudiológica, leitura e escrita, distúrbios de linguagem e cognição, distúrbios de fonação e distúrbios de fluência. Ao final do curso, há atendimentos reais a pacientes, em clínicas-escola da faculdade.

Profissão Fonoaudiologia

Números de mercado de trabalho

Como o fonoaudiólogo tem muitas possibilidades de atuação, é difícil definir a sua média salarial, que pode variar grandemente de acordo com a área de especialização, a cidade onde atua, o tamanho da empresa, o regime de trabalho, o tempo...

Leia Mais