Por dentro da carreira em Medicina

O que faz o médico?

O médico tem como objeto de estudo a saúde humana. Trabalha em hospitais, clínicas particulares, em serviços públicos, clubes esportivos e até em empresas.

Sua responsabilidade é a de analisar a condição e o histórico do paciente para diagnosticar doenças e prescrever tratamentos e remédios. Além disso, deve esclarecer dúvidas, acalmar ansiedades e ajudar as pessoas a cuidarem de sua saúde ao discutir tópicos como nutrição, higiene e atividade física.

Este profissional tem conhecimentos sobre todo o corpo humano, seus órgãos e sistemas. O trabalho do médico também pode incluir coordenar equipes de médicos e enfermeiras em hospitais.

Há também os cirurgiões, que operam pacientes para tratar lesões, doenças ou deformidades.

Perfil do médico

Para seguir na carreira em medicina é necessário gostar de ler e estudar, ser uma pessoa responsável e solidária. Deve ter personalidade forte, controle emocional, auto-confiança e capacidade de atuar sob pressão. É preciso conseguir trabalhar com sangue, ferimentos, vítimas de acidentes e pessoas com as mais diversas enfermidades, por isso, é necessário ter agilidade e capacidade de lidar com o corpo humano sem medo ou pavor.

O médico pode escolher uma área para atuar dentre as cerca de 50 especialidades existentes no Brasil, como endocrinologia, pediatria, psiquiatria, dermatologia, ortopedia, infectologia, oncologia, cardiologia, pneumologia, geriatria, ginecologia, obstetrícia, neurologia, as mais diversas cirurgias, etc. Cada especialidade lida com um sistema diferente do corpo humano, um segmento de pacientes específico ou um tipo diferente de doença. A única forma de saber qual especialização é a ideal para você é durante faculdade, ao conhecer melhor cada uma delas em aulas teóricas e na prática de estágios em instituições de saúde e atendimentos em centros-escola.

A faculdade de medicina

Os primeiros anos do curso consistem em matérias básicas como anatomia, bioquímica e fisiologia. Após este período começam as aulas mais específicas como o estudo de doenças, patologia e imunologia. Como não poderia deixar de ser, haverá aulas práticas após os primeiros anos. O aluno irá aos laboratórios de anatomia para estudar o corpo humano e os instrumentos cirúrgicos.

A etapa Clínica do curso é quando o aluno divide o tempo dentro da faculdade e fazendo plantões médicos nos hospitais. Toda esta etapa é supervisionada com muita cautela por médicos já formados.

O curso tem duração média de seis anos, com período integral, e normalmente é seguido de mais dois anos de residência. Os vestibulares em medicina tanto para faculdades particulares como para públicas são muito concorridos e as notas de corte são bem elevadas. Muitos costumam fazer curso preparatório para vestibular por dois ou mais anos, antes de ingressarem em uma instituição superior.

Profissão Medicina

Números de mercado de trabalho

O médico consegue atuar em diversos setores, seja em postos de saúde, hospitais públicos ou privados, clubes esportivos, clínicas particulares, laboratórios, institutos de pesquisa e até em atendimento residencial. Este profissional não precisa buscar um estado específico para encontrar oportunidades,...

Leia Mais