Por dentro da carreira em Nutrição

O que faz o nutricionista?

O nutricionista atua na área de saúde, ajudando cada indivíduo a encontrar a melhor dieta para atingir os seus objetivos. Os programas alimentares desenvolvidos por este profissional visam promover o bem-estar, controlar doenças, ajudar no ganho ou na redução de peso ou ainda melhorar o desempenho de atletas profissionais. Pode ainda seguir a área acadêmica e trabalhar em pesquisa e ensino.

Atua em diversos lugares e com pessoas de diferentes idades, podendo orientar cantinas de escolas ou hospitais. Restaurantes e casa de idosos dependem também da orientação do nutricionista. Diabéticos e pessoas obesas normalmente procuram orientação para fazer uma reeducação alimentar e atingirem bem-estar físico e mental.

Engana-se quem pensa que o nutricionista apenas trabalha escrevendo dietas, também supervisionam alimentos comprados e fornecedores. Consegue orientar no preparo da alimentação, exigindo técnicas de higiene e conservação dos alimentos.

Perfil do nutricionista

Além de estar ciente dos alimentos mais importantes para cada indivíduo, o nutricionista tem habilidades para compreender fatores biológicos, culturais e sociais para orientar de forma adequada a alimentação de cada um. Portanto, o nutricionista deve ser alguém que, além de saber muito de química e biologia, consegue lidar com os seus pacientes de forma positiva, pois nem sempre eles vão querer seguir a dieta e os tratamentos podem ser longos e difíceis. Pessoas disciplinadas, com senso de responsabilidade, metodologia, paciência e facilidade em lidar com o público se encaixam no perfil da profissão.

Pessoas disciplinadas, com senso de responsabilidade, metodologia, paciência e facilidade em lidar com o público se encaixam no perfil da profissão.

A faculdade de nutrição

Com duração média de quatro anos, o curso tem base em bioquímica, anatomia, proteção à saúde, patologia, microbiologia e conta com muitas aulas práticas. Durante o curso, estudam-se a qualidade dos alimentos, a higiene no preparo e na conservação, além das transformações que sofrem nos organismos. O estágio é obrigatório e é exigido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para exercer a profissão, o recém-graduado deve se registrar no Conselho Regional de Nutricionistas do estado em que atua.

Pode ainda, trabalhar em pesquisa em ensino. Ao terminar a faculdade, o profissional já pode registrar-se no Conselho de Nutricionistas para atuar.

Profissão Nutrição

Números de mercado de trabalho

O salário do nutricionista sofre variações de acordo com as regiões do país. Existem convenções e acordos que ajudam a categoria. A diferença salarial é observada de acordo com o cargo que se ocupa, o setor de atuação, a especialização...

Leia Mais