Por dentro da carreira em Odontologia

O que faz o odontólogo?

O profissional de odontologia (ou dentista) se preocupa com a saúde e estética bucal. Cuida dos dentes e dos ossos da face utilizando-se de diversos equipamentos e técnicas.

Suas atividades mais comuns são cuidar de cáries, realizar limpezas dentárias, extrair dentes, fazer cirurgias bucais, prevenir e tratar doenças da gengiva, colocar próteses dentárias, prescrever medicações, analisar exames da boca e educar os pacientes em saúde bucal.

É comum que odontólogos tenham uma área de especialização seja em periodontia, implantodontia, prótese, ortodontia, endodontia, estética, patologia bucal ou odontopediatria.

Perfil do dentista

Como esta profissão exige muita concentração e habilidades manuais é fundamental ter responsabilidade, excelente coordenação motora, concentração e meticulosidade. É importante não ter pavor de sangue, além de ser necessário ter uma boa visão, pois em seu trabalho deve observar bem detalhes. Outras características importantes para seguir nessa carreira são boa capacidade de comunicação e de concentração. Também é necessário se preocupar com pessoas, ter paciência, gostar de solucionar problemas e se manter sempre atualizado.

As características importantes para seguir nesta carreira são ter boa capacidade de comunicação e de concentração. Também é necessário se preocupar com pessoas e ter senso de responsabilidade, gostar de solucionar problemas, ser detalhistas e ter paciência. Deve gostar de manter-se sempre atualizado.

A faculdade de odontologia

O aluno ficará por cinco anos na faculdade e terá disciplinas na área de saúde, anatomia aplicada à odontologia, ciências biológicas e patologia. É necessário estudar também fisiologia, microbiologia, imunologia, bioquímica e genética. Algumas matérias como ética e bioética, psicologia, farmacologia e metodologia científica recebem muita importância para a formação desse bacharel.

O curso exige muita dedicação e leitura, as demais áreas de estudo envolvem o conhecimento em material dentário e radiologia. Exodontia (remoção cirúrgica de um elemento dentário), periodontia e traumatologia fazem parte da grade curricular.

É necessário estudar próteses, anestesiologia, diagnóstico, técnica radiográfica e cariologia. Normalmente as aulas práticas acontecem após um ano e os alunos já começam a fazer simulações; após esta etapa os alunos iniciam atendimentos como prática do aprendizado. Para formação é obrigatória a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Bacharelado ou técnico?

PQuem tem interesse na saúde bucal mas não pretende fazer o curso de bacharelado tem a opção de fazer o curso técnico (nível médio) em Prótese Dentária, que forma o profissional responsável por fabricar aparelhos ortodônticos para problemas que afetam a arcada dentária. Seu trabalho é diferente do Odontologista, trabalhando em conjunto com ele e auxiliando-o.

O técnico vai projetar e montar próteses para pacientes com deformidades bucais seja por nascença ou adquirida; por isso é muito importante estudar anatomia da face. Sua atuação se amplia na área de pesquisa à procura de novos materiais para composição de melhores aparelhos.

Profissão Odontologia

Números de mercado de trabalho

O salário de dentista pode variar de acordo com a área e local de atuação. Muitos optam por trabalhar como empregados em algum estabelecimento privado ou público no início da carreira, pois montar um consultório particular exige compra de diversos...

Leia Mais