Por dentro da carreira em Veterinária

O que faz o veterinário?

O médico veterinário cuida da saúde e do bem-estar dos animais domésticos e silvestres. Faz consultas, exames, prevenção e até cirurgias. Seus conhecimentos são amplos e consegue cuidar de todos os órgãos dos animais. Também aconselha donos de animais de estimação sobre cuidados, prescreve medicamentos e dietas.

Muitos trabalham com espécies de grande porte como os equinos, outros preferem trabalhar em zoológicos ou em associações de defesa dos animais. A saúde pública precisa desse profissional para evitar transmissão de doenças para os homens. Há oportunidade de atuação em produção de alimentos de origem animal com o objetivo de fiscalizar as normas de higiene.

Alguns veterinários partem para área de vendas de medicamentos, vacinas e alimentos.

Há muitas áreas novas de atuação, como na área de dermatologia canina e oftalmologia. No passado não ouvia-se falar, mas até dentistas para cães já existem. O mercado tem ajudado na criação de novos ramos, muitas famílias têm seus pets como uma criança e exigem serviços personalizados para seus bichos.

Perfil do médico veterinário

Para seguir na carreira em veterinária é necessário gostar de ler e estudar, ser uma pessoa responsável e gostar de animais. Deve ter controle emocional, auto-confiança e capacidade de atuar sob pressão.

O veterinário é o médico dos animais, portanto são necessárias algumas características comuns aos médicos, como conseguir trabalhar com sangue e ter agilidade em situações delicadas. E além de se dar bem com animais, veterinários também precisam ter um bom trato interpessoal, pois no seu dia-a-dia irá interagir com clientes e outros profissionais.

A faculdade de medicina veterinária

O bacharelado em medicina veterinária tem duração de cinco anos e é feito em tempo integral. As aulas são compostas em prática e teorias. Dependendo da localização da instituição, é possível que haja semestres em que as aulas são dadas em uma unidade em outra cidade e você terá que morar fora durante esse tempo, então verifique se as faculdades de seu interesse possuem tal exigência para você se organizar em relação a isso. O estágio supervisionado é obrigatório e muitas faculdades exigem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Algumas das disciplinas são: genética, microbiologia, cirurgia veterinária, anatomia dos animais e biologia. O médico veterinário poderá optar para seguir alguma especialização. Uma das especializações mais comuns é a veterinária clínica. Este profissional é visto por muitos como os amantes dos animais de estimação. Seu dia a dia envolve atendimentos, exames, pequenas cirurgias e vacinas.

Quem optar pela especialização em veterinária industrial terá como campo principal de atuação a fabricação de produtos de origem animal e produtos destinados aos próprios animais como a ração. Enquanto o médico veterinário ambiental atua com animais em seu ambiente natural e cuida da saúde das espécies. Consegue trabalhar com aqueles que estavam em cativeiro, como no caso dos que foram traficados ilegalmente.

Com a especialização em tecnologia para populações animais, o profissional se torna mais específico na atuação agropecuária. Tem competências necessárias para criação e nutrição de rebanhos. Atua com genética, reprodução e com fertilização in vitro. Para todas estas especializações é necessário dedicação e estudos de matérias diversas, estando preparado para muita teoria e aulas práticas.

Profissão Veterinária

Números de mercado de trabalho

O piso salarial do médico veterinário está ligado a quantas horas diárias o profissional trabalha. Em 2015, para uma jornada de seis horas diárias tem se pago em torno de R$ 4.700 por mês, enquanto uma jornada de sete horas...

Leia Mais