Por dentro da carreira em Zootecnia

O que faz o zootecnista?

O profissional de zootecnia trabalha para que animais consigam viver em boas condições, sendo o responsável pela alimentação e saúde dos mesmos. Pode atuar com reprodução e melhoramento genético e com produção industrial, analisando, por exemplo, ovos, leites e seus derivados.

Atua até mesmo na hora do abate, verificando as condições para o animal não sofrer e também para que a carne não perca a qualidade. O zootecnista não pode ser confundido com o médico veterinário, pois o foco de sua profissão está em melhorar a produtividade e o rendimento animal, enquanto que o veterinário cuida da saúde do animal.

Toda criação de ovinos, bovinos, suínos e aves pode ser coordenada pelo zootecnista, que faz todo o planejamento agropecuário. A profissão permite ainda que o profissional atue na área de pesquisa. Dentro da indústria, cria e gerencia a venda de produtos, medicamentos e vitaminas. Muitos preferem atuar apenas na genética, para avaliar e desenvolver técnicas de inseminação artificial e cruzamento com o objetivo de produzir rebanhos mais resistentes e férteis.

Perfil do profissional de zootecnia

O zootecnista é o cientista dos animais, comparável ao que o biomédico é para os humanos. Portanto tem algumas características parecidas, precisa se interessar pela interdisciplinaridade entre a área biológica, a nutrição e a veterinária. Deve ter capacidade lógica para organizar e analisar dados, de forma a melhorar as condições dos animais, reduzir a mortalidade, reduzir desperdícios e aumentar a produção de alimentos.

Para seguir nesta carreira é necessário ter interesse na área científica, ser meticuloso e ter raciocínio lógico e curiosidade. O perfil do zootecnista é muito mais voltado para a área de exatas, enquanto o do veterinário é mais voltado para as ciências biológicas. Portanto, se você gosta de animais, mas não gosta de números, a zootecnia pode não ser a escolha certa.

A faculdade de zootecnia

Este curso superior tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos teóricos práticos, nas mais diversas áreas de criação, nutrição, alimentação, reprodução e melhoramento de animais silvestres e domésticos. O estudante também terá muitas disciplinas ligadas à administração rural e de agronegócios.

As matérias básicas são biologia, zoologia e genética. Haverá aulas destinadas apenas para biologia molecular e melhoramento genético. Fundamentos da zootecnia fazem parte da grade curricular e são oferecidos geralmente a partir do terceiro semestre. Algumas instituições de ensino incluem disciplinas para estudo de animais silvestres que tem consumo regulamentado no país. Dependendo da localização da instituição, é possível que haja semestres em que as aulas são dadas em uma unidade em outra cidade e você terá que morar fora durante esse tempo, então verifique se as faculdades de seu interesse possuem tal exigência para você se organizar em relação a isso.

O curso tem duração média de cinco anos e exige estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Profissão Zootecnia

Números de mercado de trabalho

O salário do zootecnista pode ter variações conforme a região de trabalho, tempo de experiência, área de atuação e carga horária. Em 2014, uma jornada de trabalho de seis horas diárias pagava cerca de R$4.300 por mês, para quem trabalhasse...

Leia Mais